Tromboflebite superficial: sintomas, causas e tratamento

23 de agosto de 2024

Autor: Dr. Daniel Augusto

A tromboflebite superficial é uma das várias condições que afetam a saúde vascular das pessoas. Essa condição pode ser confundida com varizes por causa dos sintomas parecidos.

Dor, inchaço e mudanças na aparência da pele são comuns em ambas as condições, o que pode levar a diagnósticos incorretos sem uma avaliação médica adequada.

Além disso, pode surgir de repente e afetar o bem-estar do paciente. Por isso, este conteúdo esclarece as principais dúvidas sobre tromboflebite superficial, explicando o que é, como ocorre, os sintomas, os fatores de risco e as opções de tratamento disponíveis.

Ao final da leitura, você estará mais informado sobre como identificar e lidar com essa condição, evitando complicações. Confira!

O que é tromboflebite superficial?

Também conhecida como trombose venosa superficial, a tromboflebite superficial é uma inflamação e coagulação em uma veia superficial, geralmente nos braços ou nas pernas.

 Essa condição afeta as veias mais próximas da pele e resulta em um quadro de trombose combinado com inflamação. 

Pessoas com varizes são mais atingidas, mas veias saudáveis também podem desenvolver tromboflebite superficial após algum procedimento médico que cause agressão ao organismo.

Há ainda a tromboflebite migratória, uma condição em que a trombose venosa superficial ocorre várias vezes em veias saudáveis. Esse quadro pode ser um indicativo de uma doença mais séria, como câncer.

Diferente da trombose venosa profunda (TVP), que acomete o sistema venoso profundo, a tromboflebite superficial tem uma evolução mais favorável e menos chances de complicações graves

No entanto, se não tratada adequadamente, pode evoluir para TVP que, consequentemente, apresenta risco maior para embolia. Por isso, o diagnóstico correto e precoce, junto com o tratamento adequado, são essenciais para impedir essa evolução e garantir a saúde vascular do paciente.

Se você apresenta alguns dos sintomas a seguir ou faz parte de algum grupo de risco, procure um especialista para uma avaliação completa e tratamento adequado.

Quais os sintomas?

A tromboflebite superficial apresenta sintomas que podem variar em intensidade, mas, geralmente incluem:

Dor, sensibilidade ou inchaço: a área afetada pode apresentar dor e sensibilidade ao toque, além de inchaço anormal.

Pele quente: a pele na região pode estar quente e com uma sensação de calor.

Alterações na cor e textura: a pele pode ficar avermelhada e apresentar uma aparência espessa e dura.

Veia rígida: como o sangue da veia está coagulado, ela se parece com um cordão duro sob a pele e não é mole como uma veia normal ou com varizes. 

Na maioria das vezes, a inflamação desaparece sozinha e geralmente melhora em alguns dias. As protuberâncias e a sensibilidade, porém, podem levar semanas a mais para desaparecer completamente.

Quais as causas e fatores de risco?

A tromboflebite superficial pode ser causada por vários fatores e condições que aumentam o risco de inflamação e coagulação nas veias superficiais, tais como:

Já os fatores de risco, incluem:

Como diagnosticar e tratar a tromboflebite superficial?

Na maioria dos casos, o diagnóstico pode ser feito apenas com base no exame físico e na história clínica do paciente. O médico examina a área afetada, observando sinais como dor, inchaço, vermelhidão e rigidez ao longo da veia.

Se a tromboflebite superficial estiver localizada acima do joelho, surgiu de forma súbita ou não está em uma área de varizes, os médicos podem prescrever uma ultrassonografia.

 Esse exame verifica se existe um coágulo de sangue nas veias profundas, causando a Trombose Venosa Profunda. 

Possíveis tratamentos

Os tratamentos são individualizados, levando em consideração a gravidade da condição, a presença de fatores de risco e a resposta do paciente ao tratamento.

Após descartar o diagnóstico de Trombose Venosa Profunda, pacientes com tromboflebite superficial e alto risco para TVP devem receber anticoagulação de curta duração. Esse medicamento ajuda a prevenir a formação de novos coágulos e a reduzir o risco de complicações.

Já pacientes com tromboflebite superficial e TVP concomitante precisam de tratamento para TVP, com anticoagulação mais prolongada, para prevenir a progressão da doença e possíveis complicações.

O uso de antibióticos é reservado para situações com sinais de infecção, como febre alta e presença de pus. Para alívio da dor, o médico pode passar compressas mornas e analgésicas

Consultar um angiologista é importante para determinar o tratamento adequado e monitorar a evolução da inflamação. Por isso, se você apresenta sintomas de tromboflebite superficial, não espere. 

Agende uma consulta com os especialistas do Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV) em Brasília ou no entorno. Marque sua avaliação hoje mesmo!

Conteúdos para complementar a sua pesquisa:

Últimas do AngioBlog

Úlcera arterial: o que é, causas e tratamento

Úlcera arterial: o que é, causas e tratamento

As úlceras arteriais são feridas que geralmente se formam nas extremidades do corpo, como nas pontas dos dedos, entre os…

LER MAIS
Veia estourada

Veia estourada: sintomas, causas e como tratar

A veia estourada, conhecida como varicorragia, é uma condição que pode causar preocupação à primeira vista, mas muitas vezes não…

LER MAIS
Tromboflebite superficial: sintomas, causas e tratamento

Tromboflebite superficial: sintomas, causas e tratamento

A tromboflebite superficial é uma das várias condições que afetam a saúde vascular das pessoas. Essa condição pode ser confundida…

LER MAIS

Recomendados do AngioBlog

Medico marcando varizes com pincel.

Tratamento de varizes com espuma: tire suas dúvidas

O tratamento de varizes com espuma é uma técnica que tem ganhado cada vez mais destaque devido à sua eficácia…

LER MAIS
Médica conversando com idosa.

Cirurgia Para Varizes: Como Funciona e Vantagens

A cirurgia para varizes é uma forma de se tratar o problema – procedimento pelo qual se faz a remoção da…

LER MAIS
varizes

Varizes: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

Varizes são veias dilatadas e tortuosas, de coloração verde ou azulada. Incidem, principalmente, nas mulheres. As varizes ocorrem pelo enfraquecimento…

LER MAIS

Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF

Endereço

SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740

Segunda a sexta – 8h as 18h
Sábados - 8h as 12h
Powered By:
Resultados de exames