Os problemas vasculares atingem cerca de 40% da população, desencadeando diferentes doenças. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).
Apesar dessa alta incidência, a maioria das pessoas ainda têm dificuldade para identificar a presença de um problema vascular, o que atrasa o diagnóstico e o tratamento e eleva os riscos.
Sabendo disso, elaboramos esse conteúdo para que você saiba quais são esses problemas e seus principais sintomas.
Boa leitura!
Os problemas vasculares são doenças que afetam as artérias, as veias e os vasos linfáticos do corpo. Essas doenças podem causar uma variedade de sintomas, desde dor e inchaço nas pernas, até problemas mais graves, como derrame cerebral e trombose venosa profunda.
O fator genético é a causa mais importante para o surgimento de problemas vasculares, porém ela não é a única. Outros aspectos também favorecem, como:
Além disso, alguns comportamentos do dia a dia também podem desencadear alguns tipos de problemas vasculares, especialmente em pessoas que já tenham tendência, como:
Saiba mais: Descubra por que o risco de trombose é maior em viagens!
Conheça quais são os principais problemas vasculares e quais sintomas eles costumam apresentar.
A doença arterial periférica (DAP) é uma condição na qual as artérias que levam sangue para as pernas e pés são obstruídas ou danificadas, levando a dificuldades na circulação e aumentando o risco de doenças cardíacas e derrames.
Ela é causada geralmente pela acumulação de placas de gordura nas artérias, conhecida como aterosclerose e podem ser de dois tipos:
Veja também: Dor nas panturrilhas: possíveis causas e o que fazer?
Dentre os principais problemas vasculares, temos aqueles que afetam as artérias carótidas, as principais responsáveis por levar sangue ao cérebro, sendo considerados quadros que merecem atendimento rápido, devido aos seus riscos.
Nesse tipo de situação, os principais sintomas são: presença intermitente, ou em episódios, de escotomas na visão, perda de memória intermitente, dores de cabeça e episódios de perda do equilíbrio.
As principais condições que afetam as artérias carótidas são:
Aqui estamos falando das condições que afetam as veias, especialmente das pernas, podendo causar dor, inchaço, varizes e até feridas na pele. Os principais tipos de doenças venosas são:
Veja também: Chás para melhorar inchaço nas pernas: mito ou verdade?
As coagulopatias são distúrbios do processo de coagulação do sangue, que levam a problemas como trombose e embolia. Como outros tipos e coagulopatias, temos: sangramentos excessivos, aparecimento de hematomas na pele e sangramento gengival.
As principais causas para as coagulopatias são:
Como último, dentre os principais problemas vasculares, temos o aneurisma da artéria aorta, condição em que a área da aorta, a principal do nosso corpo, se expande ou se dilata de forma anormal.
Os principais tipos de aneurisma da artéria aorta são:
Como você viu, são diversos os problemas vasculares e, em muitos casos, costumam ser silenciosos ou apresentar sintomas apenas em seus estágios mais avançados.
Por conta disso, é fundamental estar atento(a) aos sintomas e, caso você – ou alguém próximo – pertença a algum dos grupos de risco citados neste conteúdo, manter um acompanhamento regular com angiologista/cirurgião vascular.
Se você está em Brasília ou Entorno, clique no link abaixo e venha cuidar da sua saúde vascular conosco!
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h