Aspecto comum em muita gente, mas que a maioria não se preocupa, as varizes nos pés podem ser um indício de que algo não vai bem com sua saúde vascular.
Localizados tanto nos pés quanto na região dos tornozelos, têm evolução lenta e, por isso mesmo, não costumam chamar a atenção.
Mas será que é apenas uma questão estética ou pode ser sinal de algo mais sério?
Se você também tem vasinhos nos pés e quer entender mais sobre o assunto, confira as informações a seguir.
.
As varizes são ocasionadas pela doença venosa crônica, condição em que as válvulas das veias perdem capacidade de direcionar o sangue de volta ao coração. Com isso, o sangue fica acumulado em seu interior, sobrecarregando a circulação venosa e fazendo com que as veias se dilatem e fiquem tortuosas, levando aos problemas típicos das varizes: dor, inchaço, sensação de peso nas pernas, câimbras, queimação, entre outros.
Os vasinhos (telangiectasias) nos pés também podem ser uma forma de doença venosa crônica, considerada como uma fase inicial do problema quando apresenta mínimas telangiectasias ou até uma fase avançada, quando já há uma grande quantidade de vasinhos associado a varizes, o que é chamado de coroa flebectásica.
Caso haja algum comprometimento em alguma veia das pernas – inclusive da veia safena – o sangue tende a permanecer mais tempo acumulado na região e a aumentar a pressão sobre essas veias. Essa pressão é retransmitida a vasos menores (como os dos pés), gerando esse aspecto dos vasinhos.
Inclusive, é comum que, ao final do dia, a região desses vasinhos dos pés esteja mais escurecida devido a essa má circulação do sangue na área.
Veja também: Tratamento para varizes!
.
Os principais fatores de risco para problemas vasculares são:
✅ Herança genética: algumas pessoas têm uma fragilidade maior das veias, o que faz com que elas se dilatem.
✅ Obesidade: nessa condição a pressão sobre os vasos aumenta, dificultando a circulação do sangue.
✅ Gravidez: durante a gestação, o aumento do útero comprime as veias que realizam o retorno do sangue ao coração, sobrecarregando as veias das pernas.
✅ Envelhecimento: as paredes das veias começam a se enfraquecer com o passar do tempo.
✅ Ficar muito tempo em pé ou sentado: ficar longos períodos em pé ou sentado também podem contribuir para o surgimento de varizes, sobretudo os vasinhos nos pés.
.Veja também: Dor nas panturrilhas: possíveis causas e o que fazer?
É comum as pessoas olharem para os vasinhos nos pés apenas como problemas estéticos. Apesar de sabermos que questões estéticas são importantes e merecem cuidados, os riscos dos vasinhos nos pés vão além disso.
Como vimos acima, o problema da coroa flebectásica é a consequência de algum comprometimento em outras veias mais profundas das pernas e pode estar servindo de alerta para isso.
Uma das características dos problemas venosos é serem silenciosos e não darem muitos sinais até que estejam graves. Por isso a importância de termos atenção a qualquer mínimo sinal de alteração, como os vasinhos no pés e tornozelos.
Veja também: Telangiectasias: O que são, Causas, Sintomas e Tratamento
.
Agora que você já sabe o que são os vasinhos nos pés, como os identificar e se eles representam algum risco, vamos falar sobre as formas de tratamento ideias para essa condição.
Lembre-se de que a busca por um médico especializado para iniciar o tratamento também é indicada para os vasinhos nos pés, que apesar de parecerem simples, não devem ser negligenciados.
Como os vasinhos acabam sendo vistos como algo sem importância ou meramente estético, não é raro algumas pessoas optarem por tratamentos caseiros, com uso de produtos – como cremes e loções – que teriam a função de eliminá-los.
Por isso, vale lembrar que não é possível tratar problemas vasculares só com remédio, sejam eles medicamentos tópicos ou orais. Esses medicamentos podem ser prescritos por um médico apenas para reduzir os incômodos provocados pela patologia, mas nunca para resolver o problema vascular, que precisam de outras abordagens.
Conheça os tratamentos que realmente funcionam para tratar vasinhos abaixo:
.
Procedimento minimamente invasivo, que consiste na injeção de uma substância esclerosante no interior da veia, fazendo com que suas paredes se fechem, e as varizes sequem.
Pode ser feita da maneira tradicional, com uso de substâncias esclerosantes, como glicose, ou com uso de espuma, utilizando uma mistura de ar e polidocanol, que são agitados até se transformar em espuma. Saiba mais sobre a escleroterapia clicando aqui.
.
Procedimento nada invasivo, é feito por meio da aplicação de um laser especial sobre a região dos vasinhos, o que gera calor e elimina o problema.
Método sem cortes ou pontos, pode ser feito em clínica, sem necessidade de anestesia. Além de evitar sangramentos, não deixar cicatrizes e permitir a retomada rápida das atividades.
Você pode conhecer em detalhes os melhores tratamentos para os vasinhos nos pés, clicando aqui.
————————
Os vasinhos nos pés podem causar, em um primeiro momento, mais incômodos estéticos, porém, não devem ser negligenciados. O tratamento adequado garantirá que eles não evoluam para outras formas mais graves de varizes, além de permitir a identificação de problemas vasculares em outras veias.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno e quer ser avaliado(a) por profissionais experientes e atenciosos, que dispõem das mais modernas tecnologias para tratar as varizes, clique no link abaixo para agendar sua avaliação no Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV).
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h