Varizes: é possível reverter sem tratamento?

20 de março de 2024

Autor: Dr. Geraldo Felipe Neto

As varizes são uma condição vascular que pode ser não apenas um desconforto estético, mas também causar sintomas dolorosos e complicações sérias, se não forem tratadas de forma correta e precoce. 

Apesar de todos os avanços tecnológicos que surgiram nos últimos anos, em relação ao tratamento das varizes – que hoje são mais rápidos, seguros, confortáveis e eficazes – ainda existe muita gente que prefere apostar em tratamentos caseiros.

Existem muitas propagandas de loções, cremes, comprimidos, chás, entre outros, que prometem tratar as varizes.

Mas é possível reverter varizes sem tratamento médico? Até que ponto essas opções caseiras funcionam?

Veja logo abaixo a resposta!

Tratamentos caseiros para varizes funcionam?

Antes de entrar diretamente na questão da eficácia ou não dos tratamentos feitos fora do consultório médico, é importante entender a diferença entre tratamento de varizes e tratamento dos sintomas das varizes.

Quando se fala de tratar alguns dos sintomas provocados pelas varizes, como peso, dor, queimação, ardência, inchaço e coceira, alguns medicamentos e produtos tópicos podem, sim, trazer alívio.

No entanto, essas opções que não envolvem procedimentos médicos, como laser,  ou mesmo cirurgia não são capazes de tratar a verdadeira causa do problema, que são as varizes.

Entre os “tratamentos” para varizes que mais se vê falar por aí – seja entre as pessoas, seja na internet – destacam-se:

Tratamentos orais

Algumas pessoas acreditam que certos medicamentos orais, como suplementos à base de ervas e vitaminas podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea e reduzir os sintomas das varizes. 

No entanto, não há evidências científicas que comprovem a eficácia desses tratamentos no combate às varizes. E mesmo medicamentos alopáticos ou farmacêuticos não têm esse poder. Afinal, as varizes são um defeito na estrutura e no funcionamento das veias, não havendo como um medicamento corrigir isso.

>>> Veja também: Laser transdérmico para varizes: principais dúvidas sobre tratamento

Acupuntura e massagens 

Outra opção que costuma ser apontada como eficaz para tratar varizes e problemas vasculares em geral são massagens e acupuntura.

Esses métodos podem, sim, trazer algum alívio dos incômodos causados pelas varizes – já que as massagens podem contribuir no alívio de inchaços e a acupuntura pode trazer alívio de dores e tensões nas pernas – porém, como dito acima, a causa desses incômodos continuará lá, não podendo ser tratada por essas técnicas.

Por que é importante fazer um check-up vascular? Saiba mais!

Tratamentos tópicos

Existem diversos cremes, géis e pomadas disponíveis no mercado, que afirmam ser eficazes no tratamento das varizes, quando aplicados diretamente sobre a região da veia doente. 

Estes produtos geralmente contêm ingredientes como extratos de plantas, óleos essenciais ou agentes calmantes, que supostamente podem aliviar o desconforto e reduzir a aparência das varizes. 

No entanto, na realidade, o que acontece é que alguns cremes e medicamentos podem até ser úteis para melhorar a coceira, o calor local e a queimação provocados pelas varizes, mas não podem trazer o problema.

Por que esses “tratamentos” não funcionam?

Os tratamentos caseiros para varizes não funcionam porque varizes são uma condição vascular complexa, que envolve a perda gradual da capacidade das veias em promover a volta do sangue para o coração – insuficiência venosa. O sistema de válvulas internas das veias deixa de funcionar, levando ao acúmulo de sangue em seu interior, o que provoca o aumento do calibre e os demais sintomas e riscos das varizes. 

Por toda essa complexidade do problema, não há como um medicamento aplicado sobre a pele, ou mesmo que seja tomado por via oral, tratar uma condição estrutural das veias.

Os tratamentos orais, por exemplo, não possuem qualquer evidência científica sólida que comprove sua eficácia no tratamento das varizes. Além disso, a absorção desses ingredientes pelo trato gastrointestinal pode ser limitada, reduzindo ainda mais sua eficácia.

acupuntura e massagens,embora possam proporcionar algum alívio temporário dos sintomas das varizes, como dor e inchaço, elas não são capazes de reverter o mau funcionamento das veias. 

Em relação aos cremes e pomadas tópicos, eles  podem conter ingredientes que têm propriedades anti-inflamatórias, calmantes ou vasoconstritoras, o que pode reduzir temporariamente o inchaço e a sensação de peso nas pernas. No entanto, esses produtos não conseguem penetrar profundamente nas veias para tratar a causa das varizes.

O que realmente funciona para tratar varizes?

Existem várias opções de tratamento eficazes para varizes, dependendo da gravidade e localização da condição. Entre alguns dos tratamentos mais comuns: 

✅ Escleroterapia (tradicional e com espuma): Procedimento em que uma solução esclerosante é injetada diretamente no interior das varizes, causando o fechamento das veias afetadas. É indicado para varizes de pequeno e médio calibres e pode ser realizado em consultório médico.

✅ Endolaser e laser transdérmico: São procedimentos que utilizam a energia do laser para fechar as varizes. No caso do laser endovenoso (endolaser), uma fibra ótica é inserida na veia afetada, para aquecê-la e fechá-la. Já no caso do laser transdérmico, é aplicado externamente (sobre a pele), para tratar varizes mais superficiais.

✅ Flebectomia: Também conhecida como “microcirurgia”, é a remoção das varizes através de pequenas incisões na pele. É indicada para varizes de maior calibre.

Esses são alguns dos tratamentos mais comuns para varizes, e a escolha do método mais adequado depende da avaliação médica individual. 

————————————–

No Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV), a abordagem para o tratamento das varizes é personalizada para cada paciente, levando em consideração uma variedade de fatores, como gravidade, calibre das veias, complicações adicionais, entre outros.  

Não espere mais para tratar suas varizes. Se você está no Distrito Federal o u Entorno, clique no link abaixo e venha cuidar da sua saúde vascular conosco!

Quero agendar minha avaliação no IACV

Últimas do AngioBlog

Mulher com mãos levantadas, com dúvida.

Sua saúde vascular é boa? Como saber?

A circulação desempenha um papel de extrema importância em nossa qualidade de vida, influenciando inclusive na prevenção de uma infinidade…

LER MAIS

Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial

No Brasil, a hipertensão arterial é uma condição de saúde que afeta milhões de pessoas e representa um desafio para…

LER MAIS
Mulher de salto tocando as pernas.

Seu trabalho está prejudicando sua saúde vascular? Como saber?

O ritmo acelerado do dia a dia muitas vezes nos leva a dedicar longas horas ao trabalho, o que pode…

LER MAIS

Recomendados do AngioBlog

Telangiectasia em coxa de mulher.

Telangiectasias: O que são, Causas, Sintomas e Tratamento

As telangiectasias – também conhecidas como “vasinhos”, “varicoses” ou “aranhas vasculares” – são uma condição vascular superficial, que pode surgir independentemente…

LER MAIS
Médica conversando com idosa.

Cirurgia Para Varizes: Como Funciona e Vantagens

A cirurgia para varizes é uma forma de se tratar o problema – procedimento pelo qual se faz a remoção da…

LER MAIS
Laser transdérmico para varizes: principais dúvidas sobre tratamento

Laser transdérmico para varizes: principais dúvidas sobre tratamento

O Laser Transdérmico representa uma revolução no tratamento de varizes, condição que afeta oito em cada dez pessoas com mais…

LER MAIS

Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente.

Endereço

SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, L2 Sul, Brasília DF. CEP 70200-740

Segunda a sexta – 8h as 18h
Sábados - 8h as 12h
Powered By:
Resultados de exames