A presença de varizes – veias dilatadas e tortuosas que frequentemente aparecem nas pernas – é uma preocupação para muitas pessoas, já que além de serem uma questão estética, também podem estar associadas a diversos riscos à saúde.
No entanto, graças aos avanços tecnológicos, hoje em dia é possível tratar as varizes de forma menos invasiva, com uma recuperação mais rápida e também com maior segurança.
Mas, será que ainda existem riscos ao tratar as varizes? Vamos te explicar mais sobre esse tema logo abaixo!
.
Os avanços nas tecnologias usadas no tratamento de varizes têm progredido cada vez mais e, atualmente, é bastante seguro tratar as varizes, contanto que o tratamento seja feito por angiologista/cirurgião vascular, em um local com a devida estrutura e recursos necessários.
Para começar, um ecoDoppler venoso dos membros inferiores bem executado e em um equipamento de ponta é fundamental para que a indicação do tipo de tratamento seja feita corretamente, já que hoje existem inúmeras alternativas para o tratamento das varizes, desde a aplicação de substâncias no interior das varizes até os modernos tratamentos a laser.
Além disso, para garantir a máxima segurança, é importante também avaliar a condição de saúde do(a) paciente, seu histórico médico, medicamentos em uso, entre outros fatores.
Tudo isso pode influenciar a segurança do tratamento e precisa ser discutido com o médico-assistente.
Com tudo isso entendido, é importante saber que os avanços significativos surgidos nos tratamentos para varizes trazem hoje bastante segurança, eficiência e conforto para os(as) pacientes. Confira alguns deles:
.
Um dos avanços mais significativos na segurança do tratamento das varizes são as abordagens minimamente invasivas ou, em alguns casos, totalmente não invasivas, como no caso do laser transdérmico, que consiste na aplicação de um laser especial sobre a pele, na região dos vasos que se deseja tratar.
Desta maneira, há uma importante redução no risco de complicações, desconforto e também se encurta o tempo de recuperação do paciente.
Veja também: Dor nas panturrilhas: possíveis causas e o que fazer?
.
E por falar em laser, essa tecnologia pode ser usada para tratar praticamente todos os tipos de varizes. Sua capacidade de atingir vasos específicos com precisão torna o tratamento ainda mais seguro, menos invasivo e contribui para uma recuperação mais rápida e confortável.
.
O aparelho de ultrassom Doppler permite que os médicos mapeiem o sistema venoso e identifiquem quais são as veias problemáticas de maneira precisa. Isso ajuda não só em um diagnóstico mais eficiente, como também na elaboração de planos de tratamento mais precisos. Além disso, manusear adequadamente um ultrassom auxilia no acompanhamento dos tratamentos agregando muita segurança.
.
A sedação consciente, por meio da inalação de óxido nitroso, proporciona aos pacientes um nível mais alto de conforto e tranquilidade durante os procedimentos de tratamento de varizes. Desta maneira, a dor, ansiedade e o estresse são reduzidos, principalmente nos pacientes que possuem receios em relação à intervenção.
Trata-se de um procedimento seguro, com mínimas contraindicações, dispensando a necessidade de anestesista.
.
O surgimento de centros de tratamento especializados e dedicados exclusivamente ao tratamento de varizes proporciona aos pacientes uma experiência mais segura.
Com equipes médicas altamente treinadas e tecnologia de ponta, esses centros garantem que os pacientes recebam o melhor tratamento possível, aumentando a segurança e a eficácia dos tratamentos.
.
Os avanços tecnológicos no tratamento de varizes permitem uma recuperação mais rápida e confortável para os pacientes.
Em comparação com o passado, a recuperação muitas vezes levava mais de um mês, enquanto atualmente esse período é bem mais curto e confortável.
>>>> Veja também: Cirurgia para varizes: Como Funciona e Principais Vantagens
.
Apesar dos avanços tornarem os tratamentos para varizes muito mais seguros, é importante reconhecer que todo procedimento envolve algum grau de risco. Confira alguns deles:
.
Alguns tratamentos de varizes envolvem a aplicação de substâncias esclerosantes. Embora raras, reações alérgicas a essas substâncias podem acontecer.
✅ Infecção: Especialmente nos tratamentos que envolvem incisões e cortes – como na cirurgia para varizes – existe um pequeno risco de infecção no local do tratamento, especialmente quando o(a) paciente não segue os devidos cuidados pós-operatórios orientados pelo profissional. No entanto, com os devidos cuidados, a chance de infecções é muito reduzida.
✅ Hematomas: Marcas temporárias na pele são muito comuns após o tratamento, especialmente nas abordagens mais invasivas, que envolvem cortes. Ainda assim, geralmente desaparecem com o tempo.
✅ Dor e desconforto: É comum sentir alguma dor, inchaço e desconforto temporários após o tratamento. Porém, esses sintomas quando presentes são muitos discretos e geralmente diminuem rapidamente à medida que a recuperação avança.
✅ Manchas: Manchas na pele podem surgir, mas geralmente são temporárias e tendem a desaparecer ao longo do tempo;
✅ Refluxo venosa recorrente: Em alguns casos, as varizes podem reaparecer após o tratamento, exigindo tratamentos adicionais. Devemos lembrar que varizes não tem cura e sim tratamento e controle.
É importante estar ciente dos eventuais riscos do tratamento de varizes e conversar com o médico sobre todas as preocupações que se possa ter antes de prosseguir com o tratamento.
.
Alguns cuidados podem ajudar a minimizar os riscos associados ao tratamento para varizes e garantir que o processo seja o mais seguro e eficaz possível.
É altamente recomendado, por exemplo:
✅ Escolha boas clínicas, com a devida estrutura;
✅ Buscar profissionais experientes;
✅ Seguir à risca a orientação médica após o procedimento;
✅ Evitar exposição solar, uma vez que a radiação pode afetar a cicatrização e a pigmentação da pele;
✅ Realize pequenas caminhadas após a permissão médica, pois isso ajuda a estimular a circulação sanguínea.
Esses são apenas alguns dos cuidados mais importantes, mas cada pessoa terá a orientação específica para seu caso.
—————————
Para um tratamento de varizes seguro, conte com o Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV). Contamos com uma estrutura moderna e uma equipe de profissionais experientes e atenciosos.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação e vir cuidar da sua saúde vascular conosco!
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h