A cirurgia para varizes é uma forma de se tratar o problema – procedimento pelo qual se faz a remoção da veia varicosa.
Apesar de ainda ser indicada em alguns casos, essa opção tem sido cada vez menos usada, diante de alternativas mais modernas, que trazem ótimos resultados, com menos riscos e maior conforto aos pacientes.
Se você ainda achava que cirurgia era sempre a indicação para tratar varizes, vai descobrir a seguir por que cirurgia para varizes é raramente a melhor escolha hoje em dia!
.
A cirurgia para tratar varizes – conhecida como flebectomia – é a opção mais invasiva para se tratar esse tipo de problema.
É realizada sob anestesia local ou raquianestesia e pode ser feita por meio de microincisões realizadas no trajeto das varizes. O objetivo dela é remover completamente as veias afetadas e redirecionar o fluxo sanguíneo apenas para as veias saudáveis e, assim, resolver a sobrecarga no sistema circulatório.
Confira abaixo um exemplo do procedimento:
A cirurgia é melhor indicada para pessoas com varizes muito calibrosas, que não respondem bem aos tratamentos menos invasivos, como escleroterapia ou tratamentos a laser.
.
Apesar de ainda ter indicação para os casos mais complexos, a cirurgia de varizes é um procedimento considerado ultrapassado, quando comparado a outros tipos de tratamento mais modernos.
Acima você viu que o procedimento pode ser indicado para algumas situações, mas por que cirurgia para varizes raramente é a melhor escolha hoje em dia?
Confira algumas das razões:
.
>>> Veja também – Soluções que NÃO funcionam para tratar varizes
.
Confira agora as vantagens de procedimentos mais modernos para tratar as varizes – como escleroterapia e técnicas a laser – que podem substituir as cirurgias com grandes vantagens, na maioria dos casos.
.
As técnicas modernas não são cirúrgicas, ou seja, eliminam a necessidade de realização de procedimentos que exigem maior preparação do paciente, seja antes ou depois, e podem ser feitos inclusive sem o uso de anestesia; somente anestésico local para evitar incômodos.
Inclusive, os tratamentos a laser e a escleroterapia são realizados no próprio consultório médico, facilitando todo o processo sem perdas na segurança.
Além disso, por serem minimamente (ou nada) invasivas, as modernas técnicas de tratamento das varizes não geram lesões ou danos aos tecidos que exijam maiores cuidados ou tempo de cicatrização, que é o que costuma aumentar o tempo de repouso e afastamento das opções cirúrgicas.
Veja também: Dor nas panturrilhas: possíveis causas e o que fazer?
Ligado ao tópico acima, os tratamentos mais atuais para varizes são feitos por meio de técnicas e materiais que buscam tornar o procedimento mais confortável ao(à) paciente, com menos dor e agressividade.
No caso das técnicas a laser, por exemplo, pode ser optado inclusive pela aplicação sobre a pele, sem cortes, perfurações ou sangramentos; após o que o(a) paciente pode retomar imediatamente suas atividades.
Veja também: Telangiectasias: O que são, Causas, Sintomas e Tratamento
.
Por não exigirem toda a estrutura necessária para os procedimentos cirúrgicos, as técnicas modernas para tratar varizes também podem gerar uma importante redução nos custos, por motivos como:
.
Como os tratamentos modernos permitem a associação de diferentes técnicas para diferentes tipos de varizes, os resultados podem ser inclusive mais eficazes e com resultados mais duradouros que nas opções cirúrgicas.
.
>>> Veja também – Vale a pena ir a outra cidade só para tratar as varizes?
.
Ao contrário do que ocorre com o procedimento cirúrgico, que consiste basicamente da mesma técnica há muitos anos, os demais procedimentos têm tido evolução ao longo dos anos, com o surgimento de novos equipamentos que permitam ainda mais benefícios aos(às) pacientes.
.
Mesmo nos casos em que, até há algum tempo, a cirurgia de varizes era a única opção – como nos casos de varizes mais grossas e comprometidas – as técnicas mais atuais têm trazido ótimos resultados, com menos riscos e desconfortos.
A escleroterapia com espuma densa ou mesmo o laser endovenoso, por exemplo, podem hoje ser usados para tratar inclusive as veias safenas; coisa que antes só era feita por meio de procedimentos cirúrgicos.
.
Para aquelas pessoas que têm receio mesmo do uso de discretas agulhas, existe hoje a possibilidade de se tratar as varizes sem qualquer perfuração na pele, sangramento ou pontos.
É o caso do laser transdérmico. Guardadas as devidas diferenças, o procedimento se assemelha à aplicação dos lasers para remoção de pelos, só que sempre realizado por médico especialista em varizes. Ou seja, um procedimento nada invasivo.
—————————–
Como vimos, com as opções disponíveis hoje, a cirurgia para varizes raramente é a melhor escolha. Porém, vale citar que essa continua sendo uma alternativa para alguns pacientes; especialmente aqueles em que as técnicas menos invasivas não foram suficientes.
O ideal é se consultar com um angiologista/cirurgião vascular para uma avaliação específica do seu caso e indicação da melhor opção para você.
Nesse sentido, considere o Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular como sua melhor opção. Somos referência em cuidados vasculares e contamos com uma estrutura moderna e profissionais experientes, atenciosos e sempre atualizados quanto às técnicas mais atuais.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação e venha cuidar da sua saúde vascular conosco!
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h