Por que as varizes afetam mais as mulheres? Como se proteger?

6 de outubro de 2023

Autor: Dr. Geraldo Felipe Neto

Embora as varizes sejam uma condição vascular que afeta milhões de pessoas – de ambos os sexos – em todo o mundo, é inegável que as mulheres são mais suscetíveis a desenvolvê-las. 

Essa disparidade de gênero nas taxas de incidência pode ser atribuída a diversos motivos, desde fatores hormonais até o uso frequente de roupas apertadas, por exemplo. 

Neste artigo, vamos falar mais sobre as razões que explicam essa incidência maior nas mulheres e o que você pode fazer para reduzir os riscos.

Continue a leitura!

Por que as varizes afetam mais as mulheres?

São diversos os motivos que tornam as mulheres mais propensas ao desenvolvimento das varizes, como:

Fatores hormonais 

Os fatores hormonais contribuem significativamente para as varizes serem mais prevalentes em mulheres, em comparação com os homens. 

O estrogênio – um dos principais hormônios femininos – é capaz de afetar a elasticidade das veias, tornando-as mais propensas a se dilatarem e formarem varizes. 

Além disso, flutuações hormonais que acontecem ao longo do ciclo menstrual e na menopausa também podem contribuir para o enfraquecimento das paredes das veias. 

Finalmente, o uso de alguns tipos de anticoncepcionais hormonais pelas mulheres também podem aumentar o risco de desenvolver varizes.

Veja também: Dor nas panturrilhas: possíveis causas e o que fazer?

Gravidez 

A gravidez é outro importante fator para o desenvolvimento de varizes em mulheres pois, durante a gestação, o útero em crescimento exerce pressão sobre as veias pélvicas e a veia cava inferior, o que dificulta o retorno do sangue das pernas ao coração. Além disso, existem as alterações hormonais próprias da gestação e o aumento do volume de sangue materno.

Isso resulta, então, em sintomas pelo acúmulo de sangue nas pernas e maior risco de desenvolvimento de varizes durante a gestação. 

Obesidade 

As mulheres têm uma tendência maior do que os homens quando se trata do acúmulo de gordura nas áreas das coxas e quadris, o que pode aumentar a pressão nas veias das pernas. 

Sendo assim, a obesidade ou o ganho de peso significativo pode acabar sobrecarregando o sistema vascular, tornando as mulheres mais propensas a desenvolver varizes. 

Questões profissionais 

Profissões que exigem longos períodos de pé podem aumentar o risco de varizes, já que o tempo prolongado na mesma posição pode dificultar o retorno do sangue das pernas ao coração. 

Roupas apertadas 

O uso frequente de roupas apertadas, como calças justas ou meias de compressão inadequadas, podem restringir o fluxo sanguíneo nas pernas. Isso pode aumentar a pressão sobre as veias das pernas e contribuir para o surgimento das varizes. 

>>>> Veja também: Cirurgia para varizes: Como Funciona e Principais Vantagens

O que as mulheres podem fazer para se proteger

Apesar da genética ser o principal fator a influenciar o desenvolvimento das varizes e, quanto a isso, não há o que se fazer, há diversas medidas que as mulheres podem adotar para retardar ou limitar a progressão das varizes, como: 

Atividade física regular

Manter-se ativa é fundamental, já que a prática regular de atividades físicas ajuda a melhorar a circulação sanguínea nas pernas, além de fortalecer os músculos; importante mecanismo de suporte das veias, ajudando a impulsionar o fluxo de sangue de volta para o coração.

Controle do peso

Um peso saudável reduz a pressão sobre as veias das pernas e, por isso, diminui as chances de desenvolvimento e progressão das varizes.

Evitar o tabagismo

Além de todos os males que o cigarro causa, o tabagismo pode prejudicar a circulação sanguínea e contribuir para o desenvolvimento de varizes.

Ter uma alimentação balanceada

Uma dieta rica em fibras, frutas e legumes pode ajudar a manter a saúde vascular. Além disso, um consumo adequado de água também é fundamental, já que auxilia para um melhor fluxo sanguíneo, além de reduzir a retenção líquida no corpo.

Evitar roupas apertadas

Como falamos anteriormente, as roupas muito justas podem prejudicar o fluxo sanguíneo. Por isso, sempre que possível, prefira roupas mais confortáveis e que não atrapalhem a circulação.

Elevar as pernas

Depois de longos períodos em pé ou sentada, elevar as pernas é bastante indicado, já que ajuda a aliviar a pressão nas veias das pernas, melhorar a circulação e trazer de volta para o coração o sangue acumulado nos membros inferiores.

Evitar longos períodos em pé ou sentada

Se você tem uma profissão que exige ficar muito tempo em pé ou sentada, faça pausas regulares para movimentar as pernas. Nesses momentos, ande, faça alongamentos e movimentos de ficar na ponta dos pés, o que contrai as panturrilhas e ajuda na circulação.

Consultas médicas regulares

Um dos cuidados mais importantes é manter uma rotina regular de check-ups vasculares, com consultas e exames com angiologista/cirurgião vascular, especialmente se você possui fatores de risco para problemas vasculares. Isso permite a identificação precoce de problemas e uma abordagem mais rápida, o que evita complicações.

A importância do tratamento precoce das varizes

Embora, então, o fator genético não possa ser alterado, adotar um estilo de vida saudável e tomar medidas preventivas pode ajudar a reduzir de maneira significativa o risco de desenvolver ou agravar as varizes. 

Nesse sentido, o tratamento precoce das varizes é muito importante na manutenção da saúde vascular, já que reduz significativamente as chances de progressão da condição, evitando o agravamento de sintomas, como dor e inchaço, assim como complicações graves, incluindo úlceras venosas e trombose venosa profunda

Além disso, ao buscar tratamento nos estágios iniciais, as abordagens costumam ser menos invasivas, com resultados mais eficientes e uma recuperação mais rápida.

———————————

Nesse sentido, considere o Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV) como sua opção. Somos referência no Distrito Federal em cuidados com a saúde vascular e dispomos das mais modernas tecnologias para tratar as varizes, além de um time de profissionais experientes e atenciosos.

Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação e vir cuidar da sua saúde vascular conosco!

Quero agendar minha avaliação no IACV

Últimas do AngioBlog

Mulher com mãos levantadas, com dúvida.

Sua saúde vascular é boa? Como saber?

A circulação desempenha um papel de extrema importância em nossa qualidade de vida, influenciando inclusive na prevenção de uma infinidade…

LER MAIS

Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial

No Brasil, a hipertensão arterial é uma condição de saúde que afeta milhões de pessoas e representa um desafio para…

LER MAIS
Mulher de salto tocando as pernas.

Seu trabalho está prejudicando sua saúde vascular? Como saber?

O ritmo acelerado do dia a dia muitas vezes nos leva a dedicar longas horas ao trabalho, o que pode…

LER MAIS

Recomendados do AngioBlog

Telangiectasia em coxa de mulher.

Telangiectasias: O que são, Causas, Sintomas e Tratamento

As telangiectasias – também conhecidas como “vasinhos”, “varicoses” ou “aranhas vasculares” – são uma condição vascular superficial, que pode surgir independentemente…

LER MAIS
Médico medindo pressão de paciente.

Os perigos da pressão alta para os vasos sanguíneos!

Os perigos da pressão alta são sérios, principalmente para a saúde cardiovascular. A hipertensão, é uma condição que frequentemente passa…

LER MAIS
Médica conversando com idosa.

Cirurgia Para Varizes: Como Funciona e Vantagens

A cirurgia para varizes é uma forma de se tratar o problema – procedimento pelo qual se faz a remoção da…

LER MAIS

Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente.

Endereço

SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, L2 Sul, Brasília DF. CEP 70200-740

Segunda a sexta – 8h as 18h
Sábados - 8h as 12h
Powered By:
Resultados de exames