6 de outubro de 2023
Autor: Dr. Geraldo Felipe Neto
Embora as varizes sejam uma condição vascular que afeta milhões de pessoas – de ambos os sexos – em todo o mundo, é inegável que as mulheres são mais suscetíveis a desenvolvê-las.
Essa disparidade de gênero nas taxas de incidência pode ser atribuída a diversos motivos, desde fatores hormonais até o uso frequente de roupas apertadas, por exemplo.
Neste artigo, vamos falar mais sobre as razões que explicam essa incidência maior nas mulheres e o que você pode fazer para reduzir os riscos.
Continue a leitura!
.
São diversos os motivos que tornam as mulheres mais propensas ao desenvolvimento das varizes, como:
.
Os fatores hormonais contribuem significativamente para as varizes serem mais prevalentes em mulheres, em comparação com os homens.
O estrogênio – um dos principais hormônios femininos – é capaz de afetar a elasticidade das veias, tornando-as mais propensas a se dilatarem e formarem varizes.
Além disso, flutuações hormonais que acontecem ao longo do ciclo menstrual e na menopausa também podem contribuir para o enfraquecimento das paredes das veias.
Finalmente, o uso de alguns tipos de anticoncepcionais hormonais pelas mulheres também podem aumentar o risco de desenvolver varizes.
.
Veja também: Dor nas panturrilhas: possíveis causas e o que fazer?
A gravidez é outro importante fator para o desenvolvimento de varizes em mulheres pois, durante a gestação, o útero em crescimento exerce pressão sobre as veias pélvicas e a veia cava inferior, o que dificulta o retorno do sangue das pernas ao coração. Além disso, existem as alterações hormonais próprias da gestação e o aumento do volume de sangue materno.
Isso resulta, então, em sintomas pelo acúmulo de sangue nas pernas e maior risco de desenvolvimento de varizes durante a gestação.
.
As mulheres têm uma tendência maior do que os homens quando se trata do acúmulo de gordura nas áreas das coxas e quadris, o que pode aumentar a pressão nas veias das pernas.
Sendo assim, a obesidade ou o ganho de peso significativo pode acabar sobrecarregando o sistema vascular, tornando as mulheres mais propensas a desenvolver varizes.
.
Profissões que exigem longos períodos de pé podem aumentar o risco de varizes, já que o tempo prolongado na mesma posição pode dificultar o retorno do sangue das pernas ao coração.
.
O uso frequente de roupas apertadas, como calças justas ou meias de compressão inadequadas, podem restringir o fluxo sanguíneo nas pernas. Isso pode aumentar a pressão sobre as veias das pernas e contribuir para o surgimento das varizes.
>>>> Veja também: Cirurgia para varizes: Como Funciona e Principais Vantagens
.
Apesar da genética ser o principal fator a influenciar o desenvolvimento das varizes e, quanto a isso, não há o que se fazer, há diversas medidas que as mulheres podem adotar para retardar ou limitar a progressão das varizes, como:
.
Manter-se ativa é fundamental, já que a prática regular de atividades físicas ajuda a melhorar a circulação sanguínea nas pernas, além de fortalecer os músculos; importante mecanismo de suporte das veias, ajudando a impulsionar o fluxo de sangue de volta para o coração.
.
Um peso saudável reduz a pressão sobre as veias das pernas e, por isso, diminui as chances de desenvolvimento e progressão das varizes.
.
Além de todos os males que o cigarro causa, o tabagismo pode prejudicar a circulação sanguínea e contribuir para o desenvolvimento de varizes.
.
Uma dieta rica em fibras, frutas e legumes pode ajudar a manter a saúde vascular. Além disso, um consumo adequado de água também é fundamental, já que auxilia para um melhor fluxo sanguíneo, além de reduzir a retenção líquida no corpo.
.
Como falamos anteriormente, as roupas muito justas podem prejudicar o fluxo sanguíneo. Por isso, sempre que possível, prefira roupas mais confortáveis e que não atrapalhem a circulação.
.
Depois de longos períodos em pé ou sentada, elevar as pernas é bastante indicado, já que ajuda a aliviar a pressão nas veias das pernas, melhorar a circulação e trazer de volta para o coração o sangue acumulado nos membros inferiores.
.
Se você tem uma profissão que exige ficar muito tempo em pé ou sentada, faça pausas regulares para movimentar as pernas. Nesses momentos, ande, faça alongamentos e movimentos de ficar na ponta dos pés, o que contrai as panturrilhas e ajuda na circulação.
.
Um dos cuidados mais importantes é manter uma rotina regular de check-ups vasculares, com consultas e exames com angiologista/cirurgião vascular, especialmente se você possui fatores de risco para problemas vasculares. Isso permite a identificação precoce de problemas e uma abordagem mais rápida, o que evita complicações.
.
Embora, então, o fator genético não possa ser alterado, adotar um estilo de vida saudável e tomar medidas preventivas pode ajudar a reduzir de maneira significativa o risco de desenvolver ou agravar as varizes.
Nesse sentido, o tratamento precoce das varizes é muito importante na manutenção da saúde vascular, já que reduz significativamente as chances de progressão da condição, evitando o agravamento de sintomas, como dor e inchaço, assim como complicações graves, incluindo úlceras venosas e trombose venosa profunda.
Além disso, ao buscar tratamento nos estágios iniciais, as abordagens costumam ser menos invasivas, com resultados mais eficientes e uma recuperação mais rápida.
———————————
Nesse sentido, considere o Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV) como sua opção. Somos referência no Distrito Federal em cuidados com a saúde vascular e dispomos das mais modernas tecnologias para tratar as varizes, além de um time de profissionais experientes e atenciosos.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação e vir cuidar da sua saúde vascular conosco!
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h