Pessoas obesas podem tratar varizes ou precisam emagrecer?

29 de junho de 2023

Autor: eixodigital

Cerca de 25% da população brasileira é obesa, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada em 2020. Uma das complicações dessa doença pode ser as varizes. 

A partir da junção dessas duas condições, é comum que uma dúvida surja: pessoas obesas podem tratar varizes ou precisam emagrecer primeiro?

Pensando nessa pergunta, elaboramos esse conteúdo, para que você entenda qual é a relação entre a obesidade e varizes e como funcionam os tratamentos para os vasos defeituosos nesses casos. 

Boa leitura!

Qual a relação entre obesidade e varizes?

Antes de saber se pessoas obesas podem tratar varizes, vamos entender como essas duas condições se relacionam.

Quando uma pessoa apresenta um quadro de obesidade, a gordura corporal passa a pressionar o sistema vascular, fazendo com que o sangue tenha mais dificuldade de realizar o seu trajeto de volta ao coração.

O sangue fica então represado, sobretudo nas veias das pernas, sobrecarregando o sistema venoso, o que leva a um aumento da pressão venosa. Como as veias não conseguem suportar essa pressão, suas paredes se dilatam e surge a insuficiência venosa crônica (varizes). Ou seja, a obesidade não é a causa direta das varizes, mas sim de dificuldades para circulação sanguínea, o que acaba levando às varizes.

Isso faz com que pessoas nessa condição tenham uma tendência maior a desenvolver  veias defeituosas, com quadros mais graves e mais chances de complicações.

>>> Veja também: Soluções que NÃO funcionam para tratar varizes

Os riscos de certos procedimentos para pessoas obesas

Você já sabe como a obesidade é uma condição propícia para o surgimento das varizes. Agora vamos entender como funcionam os tratamentos nesses casos.

É importante frisar que, apesar de ser possível a realização de qualquer procedimento vascular em pessoas obesas, esse quadro pode trazer maiores desafios técnicos ao cirurgião vascular e maior risco de complicações, principalmente no caso de procedimentos cirúrgicos em pessoas com IMC muito elevado.

Isso porque é necessário atravessar a camada adiposa para chegar às veias que serão tratadas, o que torna o procedimento mais complexo. Além disso, a obesidade traz consigo um quadro de inflamação crônica e sistêmica, aumentando os riscos de complicações pós-operatórias, como infecções e trombose.

A mobilidade do paciente obeso, que já é reduzida, tende a ficar ainda mais, por conta do procedimento, o que também representa um risco.

>>> Veja também: 7 riscos de adiar seu tratamento de varizes!

Pessoas obesas podem tratar varizes ou precisam emagrecer?

médica usando fita métrica na cintura de mulher obesa.

Veja também: Tratamento para varizes

Veja também: Telangiectasias: O que são, Causas, Sintomas e Tratamento

Os riscos apresentados acima não significam que pessoas obesas não possam tratar varizes, mas que todo o processo, desde as primeiras consultas, requer mais cuidado.

Em casos mais graves, nos quais as varizes já desenvolveram úlceras ou trombos, a cirurgia é recomendada, ficando a cargo do angiologista/cirurgião vascular estudar e apontar a melhor forma de tratar o paciente.

Assim como no caso apontado acima, quando o paciente possui dificuldade para emagrecer, alternativas também devem ser buscadas, através de procedimentos menos invasivos, como a cirurgia a laser.

Porém, estamos falando de casos mais extremos; caso contrário, o recomendado é que o paciente perca peso para que o tratamento possua mais eficácia, já que, por conta do sobrepeso:

Veja também: Doenças vasculares periféricas: tipos, causas, sintomas e tratamentos

Dicas práticas para emagrecer

Se o seu angiologista/cirurgião vascular recomendou que o ideal é que você perca peso primeiro, para depois tratar as varizes, algumas dicas podem te ajudar nesse processo:

>> Veja também: Quais alimentos fazem bem para a circulação?

———————————

Como você viu, pessoas obesas podem tratar varizes, mas é necessária uma avaliação individualizada com o angiologista/cirurgião vascular, que vai definir a relação risco-benefício e determinar a necessidade ou não de perda de peso.

Se você está no Distrito Federal ou Entorno e deseja ter a melhor indicação de como tratar as suas varizes, conheça o Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular, referência nos cuidados com a saúde vascular e uma ótima opção para tratar as varizes.

Clique no link abaixo para agendar sua avaliação e venha cuidar da sua saúde conosco!

Últimas do AngioBlog

O que pode causar coágulos sanguíneos?

O que pode causar coágulos sanguíneos?

O corpo humano possui processos complexos, que garantem nossa saúde e bem-estar. Um desses processos é a chamada coagulação sanguínea. …

LER MAIS
Mulher com mãos levantadas, com dúvida.

Sua saúde vascular é boa? Como saber?

A circulação desempenha um papel de extrema importância em nossa qualidade de vida, influenciando inclusive na prevenção de uma infinidade…

LER MAIS

Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial

No Brasil, a hipertensão arterial é uma condição de saúde que afeta milhões de pessoas e representa um desafio para…

LER MAIS

Recomendados do AngioBlog

Médica conversando com idosa.

Cirurgia Para Varizes: Como Funciona e Vantagens

A cirurgia para varizes é uma forma de se tratar o problema – procedimento pelo qual se faz a remoção da…

LER MAIS
alimentos para melhorar a circulação sanguínea

Alimentos Para Melhorar a Circulação Sanguínea

Consumir alimentos que melhoram a circulação sanguínea e atividades física regulares, são fundamentais para uma boa saúde vascular e se…

LER MAIS
Médico segurando estetoscópio.

Problemas Vasculares e Sintomas

Os problemas vasculares atingem cerca de 40% da população, desencadeando diferentes doenças. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e…

LER MAIS

Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente.

Endereço

SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, L2 Sul, Brasília DF. CEP 70200-740

Segunda a sexta – 8h as 18h
Sábados - 8h as 12h
Powered By:
Resultados de exames