29 de setembro de 2022
Autor: Dr. Daniel Augusto
Perna inchada e escura é um problema que pode acometer qualquer pessoa, por conta de diferentes causas.
Assim, hoje, além de te ajudar a entender melhor os motivos pelos quais as suas pernas podem estar inchadas, também vamos te ensinar o que pode ser feito para prevenir ou resolver isso.
Então, para saber das possíveis causas e como tratar uma perna inchada e escura, basta acompanhar esse artigo até o final.
Aproveite e boa leitura!
Normalmente, o inchaço nas pernas é algo muito perceptível, já que foge do padrão usual da pessoa. Quando esse tipo de problema aparece, é comum que venha acompanhado de incômodo, peso, ou até mesmo um pouco de dor, decorrentes do inchaço. Mas, nem sempre.
Uma boa forma de avaliar se suas pernas estão ou não inchadas é prestar atenção nos seus tornozelos, dorso e nos dedos dos pés. Normalmente, essas são as regiões que mais se modificam nesses momentos.
Um teste rápido que pode ser feito é apertar a região que você suspeita estar inchada por cerca de três segundos.
Se, quando você aliviar o aperto, reparar que a pele permaneceu afundada e que demorou para retornar ao lugar, é sinal de que suas pernas estão inchadas e isso chama-se sinal de cacifo ou Godet.
O inchaço nas pernas pode ocorrer por mais de uma razão. Dessa forma, é importante diferenciar cada situação para saber lidar com ela.
Confira a seguir alguns dos principais motivos que podem fazer suas pernas incharem!
Quando passamos muitas horas numa mesma posição, seja em pé ou sentado(a), acabamos dificultando o trabalho das veias em realizar o transporte do sangue de volta para o coração.
Além disso, a falta de exercícios físicos também dificulta o retorno venoso e aumenta o represamento de sangue dentro dos vasos. Por conta disso, ele se acumula nas pernas, que podem acabar inchando ao longo do dia.
Alguns medicamentos podem ser responsáveis por propiciar a retenção de líquidos, gerando um inchaço nas pernas.
Alguns dos remédios conhecidos por aumentar o acúmulo de líquidos nas pernas são anticoncepcionais, medicamentos para diabetes e pressão alta, e até mesmo alguns analgésicos. Na dúvida, converse com o médico que prescreveu a medicação.
Na gravidez, é comum que ocorra um aumento do volume de sangue no organismo, o que, por sua vez, pode fazer as pernas incharem. Isso se intensifica principalmente após o 5° mês de gestação devido ao crescimento do útero que também dificulta a circulação sanguínea.
Pessoas idosas acabam sofrendo mais com pernas inchadas, já que, conforme envelhecemos, há o enfraquecimento das válvulas que auxiliam as veias na circulação do sangue. Desse modo, o sangue se acumula nas pernas, que incham por conta disso.
A trombose é mais comum em idosos, mas pode acometer pessoas de qualquer idade.
Estando relacionada à formação de coágulos de sangue, pode ocasionar o inchaço dos membros inferiores. Esse é um problema sério e que pode levar a complicações graves, quando não tratado.
Caso você tenha problemas com varizes, também pode acabar sofrendo com as pernas inchadas. Esse também é um problema causado pelo mau funcionamento das válvulas existentes nas veias.
Esses são alguns motivos que podem estar fazendo suas pernas ficarem inchadas, apesar de não serem as únicas razões.
Outros fatores podem estar motivando essa reação em seus membros inferiores, e para um diagnóstico mais preciso, é necessário consultar um médico vascular.
Veja também: Pé diabético: sintomas, tratamento e prevenção
Se você está buscando amenizar o problema das pernas inchadas, é importante saber que isso vai depender diretamente da origem do problema que, como vimos acima, podem ser diversos fatores.
De maneira geral, algumas dicas podem ajudar a contornar isso no dia a dia!
Confira abaixo:
É importante ressaltar que, apesar dessas dicas serem válidas, é sempre importante buscar consultar um médico se você estiver sentindo suas pernas inchadas de forma recorrente.
Esse pode ser um sinal de problemas vasculares mais sérios, e assim, para evitar que as complicações se agravem, o melhor a se fazer é investigar o quanto antes.
Para aliviar o inchaço nas pernas e solucionar outros problemas vasculares que podem prejudicar a sua saúde, é importante ter o acompanhamento de um profissional.
Por isso, não deixe de conhecer o Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV)!
Somos referência nos cuidados e tratamentos de doenças vasculares. Localizados em Brasília, ficaremos felizes em te receber para realizar uma avaliação!
Marque agora mesmo uma consulta no IACV.
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h