Musculação e varizes: ajuda ou atrapalha?

6 de março de 2024

Autor: Dr. Geraldo Felipe Neto

A prática da musculação é conhecida por seus inúmeros benefícios à saúde, como fortalecimento muscular, melhora do equilíbrio, melhora da postura, aumento da densidade óssea e bem-estar psicológico. 

Porém, quando se fala de musculação e varizes, podem surgir algumas perguntas: será que a musculação ajuda na prevenção e no tratamento das varizes, ou poderia, de alguma forma, agravar essa condição vascular? 

Logo abaixo vamos te contar mais detalhes sobre o assunto!

Corrida e varizes: qual a relação?

Ao contrário do que muitas pessoas podem achar, a corrida, assim como outros exercícios aeróbicos, como caminhada e natação, não só não fazem mal, como são indicados como tratamentos não medicamentosos para retardar ou suavizar o impacto das varizes. 

Isso acontece porque, durante a corrida, os músculos das pernas se contraem e relaxam repetidamente, ajudando a bombear o sangue de volta ao coração, o que ajuda na redução da pressão nas veias e na melhora da circulação sanguínea.

Entretanto, é importante lembrar que, embora a corrida possa ser uma forma eficaz de promover saúde vascular, é recomendado que seja praticada com a indicação de um angiologista/cirurgião vascular, caso você já tenha problemas como varizes e trombose.

Por que é importante fazer um check-up vascular? Saiba mais!

Musculação e varizes: ajuda ou atrapalha?

A prática da musculação também é segura para quem tem varizes e oferece uma série de benefícios que podem ajudar de forma positiva na prevenção e até mesmo no tratamento dessa condição, como:

✅ Ao fortalecer os músculos das pernas (e do corpo como um todo), a musculação ajuda a melhorar a circulação sanguínea e o retorno venoso, o que pode reduzir a pressão sobre as veias e diminuir o desenvolvimento e ou a progressão das varizes.

✅ A musculação promove o aumento da força muscular, o que pode melhorar a estabilidade e a postura corporal, o que consequentemente pode ajudar a reduzir a pressão sobre as veias e dar uma sensação de alívio.

✅ Os exercícios de musculação, quando combinados com exercícios aeróbicos, podem fortalecer o coração, melhorar a circulação sanguínea e reduzir o risco de complicações vasculares, como as varizes.

✅ A musculação é uma excelente alternativa para a perda de peso e a manutenção de um peso saudável, o que ajuda nas varizes, já que o excesso de peso é um fator para o desenvolvimento delas. 

Sendo assim, a musculação – em conjunto com um estilo de vida ativo e equilibrado, como uma alimentação saudável – pode contribuir para a saúde vascular e também para a redução do risco de complicações relacionadas às varizes. 

>>> Veja também: Laser transdérmico para varizes: principais dúvidas sobre tratamento

Varizes e exercícios físicos: quais cuidados tomar?

Para pessoas com varizes ou predisposição, que desejam praticar exercícios físicos, é importante tomar alguns cuidados para que a prática promova a saúde vascular. 

Entre os principais cuidados, podemos citar:

Consulte um especialista em saúde vascular 

Antes de começar qualquer tipo de exercício físico, principalmente se você tiver varizes ou outras condições vasculares, é fundamental consultar um especialista em saúde vascular (angiologista/cirurgião vascular). Ele vai avaliar sua condição e te dar orientações específicas sobre quais atividades são mais adequadas para você.

Preste atenção ao seu corpo

Ao praticar exercícios físicos, é muito importante observar os sinais do seu corpo como, por exemplo, se há inchaço excessivo nas pernas, dores, desconfortos, vermelhidão ou sintomas preocupantes. 

Caso note qualquer sinal de alerta, procure um médico para que o problema possa ser avaliado, e o volume e a intensidade da atividade possa ser ajustada. 

Use roupas e calçados adequados

Use roupas confortáveis e que não atrapalhem o fluxo sanguíneo. Os calçados também merecem atenção redobrada e precisam proporcionar suporte e amortecimento durante a atividade física.

Use meias de compressão 

O uso de meias de compressão pode ajudar a reduzir o inchaço nas pernas e melhorar a circulação sanguínea durante e após o exercício, mas é importante consultar um médico para se ter as orientações sobre o tipo e a compressão adequada das meias para o seu caso específico. 

Hidrate-se 

Lembre-se de beber bastante água; antes, durante e após os exercícios físicos. 

Além de manter o corpo hidratado, a ingestão de água contribui para uma circulação sanguínea saudável e ajuda na prevenção de complicações vasculares.

—————————-

Além de todos os cuidados recomendados acima, não abra mão de ter orientação especializada quando se trata da sua saúde vascular. 

Aqui, no Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular IACV), você encontra profissionais qualificados e comprometidos, além de tecnologia de ponta e alto padrão de atendimento.

Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação!

Quero agendar minha avaliação no IACV

Últimas do AngioBlog

Mulher com mãos levantadas, com dúvida.

Sua saúde vascular é boa? Como saber?

A circulação desempenha um papel de extrema importância em nossa qualidade de vida, influenciando inclusive na prevenção de uma infinidade…

LER MAIS

Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial

No Brasil, a hipertensão arterial é uma condição de saúde que afeta milhões de pessoas e representa um desafio para…

LER MAIS
Mulher de salto tocando as pernas.

Seu trabalho está prejudicando sua saúde vascular? Como saber?

O ritmo acelerado do dia a dia muitas vezes nos leva a dedicar longas horas ao trabalho, o que pode…

LER MAIS

Recomendados do AngioBlog

Telangiectasia em coxa de mulher.

Telangiectasias: O que são, Causas, Sintomas e Tratamento

As telangiectasias – também conhecidas como “vasinhos”, “varicoses” ou “aranhas vasculares” – são uma condição vascular superficial, que pode surgir independentemente…

LER MAIS
Médica conversando com idosa.

Cirurgia Para Varizes: Como Funciona e Vantagens

A cirurgia para varizes é uma forma de se tratar o problema – procedimento pelo qual se faz a remoção da…

LER MAIS
Laser transdérmico para varizes: principais dúvidas sobre tratamento

Laser transdérmico para varizes: principais dúvidas sobre tratamento

O Laser Transdérmico representa uma revolução no tratamento de varizes, condição que afeta oito em cada dez pessoas com mais…

LER MAIS

Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente.

Endereço

SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, L2 Sul, Brasília DF. CEP 70200-740

Segunda a sexta – 8h as 18h
Sábados - 8h as 12h
Powered By:
Resultados de exames