Causas das varizes: existem muitos mitos e verdades, que podem atrapalhar ou atrasar a busca por ajuda médica, colocando as pessoas em risco.
Sabemos que, quando se trata da saúde, quando mais cedo um problema é diagnosticado, mais simples, fácil e efetivo será o tratamento.
Sendo assim, é preciso ficar atento a todas as informações que são repassadas para não acabar caindo em uma armadilha e evitando o tratamento correto.
Por isso, você verá neste conteúdo o que é verdade e o que é mito acerca desse assunto tão relevante para a saúde. Boa leitura!
Muitos problemas de má circulação acabam gerando sérias consequências no dia a dia, principalmente se não forem tratados a tempo e de maneira adequada.
O mais comum deles são as varizes. E, para entendê-las, é importante saber que elas podem ser de dois tipos, quanto à sua origem: as primárias e as adquiridas.
As varizes primárias são aquelas que sofrem alguma influência genética, podendo aparecer espontaneamente, graças a uma tendência herdada dos familiares.
Já as varizes adquiridas são aquelas que, como o próprio nome sugere, acabam sendo adquiridas ao longo da vida por meio de lesões ou doenças, internações prolongadas, uso de medicamentos ou hábitos de vida.
Independentemente da origem, as varizes podem trazer uma série de sintomas menos graves, como dor, inchaço, sensação de “peso” nas pernas, e outros mais perigosos, como trombose, que pode evoluir inclusive para risco de morte.
Para entender melhor a trombose e suas formas de tratamento, acesse este outro artigo.
Veja Também: Dor nas pernas pode ser varizes?
Agora que você já sabe como as varizes surgem e os riscos que elas trazem, conheça alguns dos principais mitos e verdades sobre elas, para aprender a se cuidar melhor.
Mito ❌
Sem dúvida, um dos grandes incômodos das varizes é a questão estética, mas esse não deve ser considerado o único problema, tendo em vista que essa dilatação e deformação dos vasos pode causar muitos outros problemas, inclusive com risco de trombose, embolia pulmonar e até a morte.
Saiba mais neste outro artigo aqui.
Mito ❌
O salto alto, por si só, não tem o poder de provocar as varizes.
Ainda assim, é preciso que as mulheres fiquem atentas, quando utilizado por longos períodos a musculatura das pernas deixa de ser trabalhada, reduzindo sua eficiência em bombear o sangue de volta para o coração. Logo, para aquelas que precisam utilizar o salto por longas jornadas, o ideal é que compensem com atividade física, de preferência a musculação.
Mito ❌
Ao contrário desse mito, atividades como a musculação, quando executada da forma correta, pode ajudar a prevenir e tratar o problema de varizes, já que uma musculatura bem condicionada ajuda a circular melhor o sangue, auxiliando o trabalho das veias.
A única coisa que pode gerar um comprometimento na estrutura vascular é a sobrecarga gerada por algumas rotinas mais intensas de treinamento de força, como no caso dos fisiculturistas, devido ao aumento da pressão abdominal..
Verdade ✅
Passar longos períodos em pé ou sentado na mesma posição pode causar problemas de varizes.
Isso acontece porque ficar sem se mover gera uma dificuldade na circulação do sangue, prejudicando o retorno do sangue para o coração, que fica acumulado principalmente na região das pernas.
Movimentar-se é importante para favorecer a boa circulação do sangue, especialmente pela contração e relaxamento dos músculos, que favorecem o trabalho das veias.
Sendo assim, o ideal é que pequenas atividades físicas, como alongamentos e mobilização dos membros, sejam feitas em intervalos regulares ao longo do dia.
Mito ❌
Ainda que as mulheres possuam uma maior propensão para ter vasinhos e varizes, o problema não se mostra exclusivo para o sexo feminino.
Mito ❌
Mesmo que os vasinhos e as varizes possuam a mesma origem (veias dilatadas), os vasinhos são veias com uma espessura bem menor, que se localizam nas camadas mais superficiais.
Já as varizes, por sua vez, são mais grossas e se localizam em áreas mais profundas.
Além de não serem a mesma coisa, seu significado clínico também é diferente, pois os vasinhos não causam trombose.
Mito ❌
Esta explicação pode ser muito semelhante à do salto, ou seja, de forma isolada as roupas mais justas não têm o poder de provocar varizes, mas associadas a outros fatores de risco – como predisposição genética e sedentarismo – pode, sim, favorecer seu surgimento.
Sendo assim, o ideal é cuidar dos fatores que favoreçam o surgimento de varizes e evitar o uso de roupas muito justas (especialmente nas pernas) com muita frequência.
👉Algumas dicas para prevenir as varizes são: praticar atividades físicas regulares, manter um peso adequado, ponderar com seu médico o uso de certos hormônios, fazer alongamentos e mobilização das pernas ao longo do dia, manter as pernas elevadas por alguns minutos todos os dias.
Mito ❌
Com as tecnologias disponíveis hoje – especialmente com o uso dos lasers – alguns resultados são praticamente imediatos, na redução das veias saltadas na pele. Para a maioria dos casos, o tratamento é rápido e tudo dependerá da quantidade, extensão e complexidade das varizes.
Além disso, essas novas tecnologias permitem um pós-operatório muito mais confortável, com menos limitações, estando o(a) paciente liberado(a) para fazer pequenas caminhadas quase que de forma imediata.
Veja também: Linfedema nas Pernas: principais sintomas e como tratar!
Como vimos, existem muitos mitos e verdades sobre a causa das varizes, que acabam gerando dúvidas e insegurança nas pessoas, dificultando a busca por ajuda médica no momento adequado.
Se você tem percebido o surgimento de vasinhos ou varizes, o momento de tratá-los com mais eficiência é agora. Quando abordados precocemente, os resultados são melhores e os tratamentos bem mais simples, rápidos e econômicos.
O Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV) oferece as tecnologias mais avançadas (inclusive os modernos tratamentos a laser) e um time de profissionais experientes e atenciosos para te oferecer o melhor atendimento.
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h