Microcirurgia de varizes: como é feita?

3 de agosto de 2022

Autor: eixodigital

Varizes são veias de pequeno, médio ou grande calibres, dilatadas e tortuosas, que aparecem sob a pele, principalmente nas pernas, coxas e até nos pés. Costumam estar associadas aos sintomas de dor, peso, cansaço, queimação, câimbras e dormência.

Dentre os diferentes tipos de tratamento, a microcirurgia de varizes recebe destaque por sua rapidez, menor custo, segurança, rápida recuperação e baixa complexidade. 

O tratamento antecipado de varizes pequenas pode prevenir complicações graves, como tromboflebites e úlceras, além de poder ser feito por meio de procedimentos minimamente invasivos. 

Vamos, então, entender o que é a microcirurgia de varizes, como ela funciona e para quais casos ela é indicada! Aproveite!

 

O que é a microcirurgia de varizes?

A flebectomia ambulatorial ou microcirurgia de varizes é um procedimento realizado por cirurgiões vasculares no próprio consultório (com a devida estrutura) ou em um centro cirúrgico, consistindo na remoção das varizes por meio de microincisões. Esse procedimento é indicado quando não há comprometimento de veias perfurantes ou safenas. 

Trata-se, portanto, de um procedimento cirúrgico simples, indicado para tratar estética e fisiologicamente as varizes, trazendo alívio dos sintomas de dor e peso nas pernas. 

A microcirurgia previne, ainda, outros problemas associados a complicações desse quadro, como feridas na pele, sangramentos e a formação de trombos. Do contrário, no longo prazo, elas podem evoluir para quadros de insuficiência venosa crônica avançada, inchaço, inflamação e feridas. 

Veja também: Tratamento Endolaser Para Varizes e Safena

Como é feita a microcirurgia de varizes?

Após uma avaliação rigorosa, a microcirurgia de varizes poderá ser feita, como já mencionado, em um consultório ou centro cirúrgico, e é indicada para vasos de médio ou pequeno calibres. 

A duração do procedimento varia conforme o quadro de cada paciente e, na maioria dos casos, o paciente recebe alta no mesmo dia, sem a necessidade de internação.

Importante destacar que a microcirurgia de varizes pode ser substituída por outros procedimentos, como o laser intradérmico ou o laser transdérmico, também indicados para o tratamento de pequenos vasos. Para definir qual o melhor procedimento para cada caso, um médico deverá ser consultado. 

 Microcirurgia de Varizes em Brasília-DF

Quando é indicado fazer a microcirurgia de varizes e que cuidados ter após o procedimento?

Outro ponto importante acerca desse procedimento diz respeito às suas indicações. A microcirurgia de varizes é recomendada para tratar veias varicosas de médio ou pequeno calibres, superficiais ou as reticulares. 

Trata-se, geralmente, de vasos pequenos na região posterior da coxa, perna e do joelho. Ela pode ser feita, ainda, em conjunto com outros procedimentos para tratar veias mais calibrosas, ficando a critério do cirurgião vascular.

No pós-operatório da cirurgia de varizes, o paciente deverá tomar alguns cuidados, como:

 

Riscos e possíveis complicações

Ainda que se trate de um procedimento simples e de baixíssima taxa de complicações graves, microcirurgia de varizes, como o nome já diz, é uma cirurgia, e como tal pode envolver riscos e possíveis complicações durante a após o procedimento. Dentre os principais riscos, estão:

Além dos hematomas, as complicações possíveis são:

Para reduzir os riscos de complicação, é importante seguir as recomendações do médico e cumprir as orientações citadas anteriormente, como evitar atividades físicas pesadas, usar a meia de compressão durante o tempo determinado e fazer o uso correto das medicações (se prescritas). 

 

Problemas vasculares? Procure o IACV!

A microcirurgia de varizes pode ser uma ótima opção para o tratamento desses pequenos vasos aparentes. No entanto, ressaltamos que todo e qualquer procedimento deve ser feito por um profissional especializado e conforme as indicações e contraindicações relatadas acima.

O Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV), referência no Distrito Federal no cuidado e tratamento das doenças vasculares, está preparado para fazer a avaliação correta do seu caso e realizar os melhores tratamentos.

AGENDE SEU ATENDIMENTO COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS

Últimas do AngioBlog

O que pode causar coágulos sanguíneos?

O que pode causar coágulos sanguíneos?

O corpo humano possui processos complexos, que garantem nossa saúde e bem-estar. Um desses processos é a chamada coagulação sanguínea. …

LER MAIS
Mulher com mãos levantadas, com dúvida.

Sua saúde vascular é boa? Como saber?

A circulação desempenha um papel de extrema importância em nossa qualidade de vida, influenciando inclusive na prevenção de uma infinidade…

LER MAIS

Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial

No Brasil, a hipertensão arterial é uma condição de saúde que afeta milhões de pessoas e representa um desafio para…

LER MAIS

Recomendados do AngioBlog

Médica conversando com idosa.

Cirurgia Para Varizes: Como Funciona e Vantagens

A cirurgia para varizes é uma forma de se tratar o problema – procedimento pelo qual se faz a remoção da…

LER MAIS
alimentos para melhorar a circulação sanguínea

Alimentos Para Melhorar a Circulação Sanguínea

Consumir alimentos que melhoram a circulação sanguínea e atividades física regulares, são fundamentais para uma boa saúde vascular e se…

LER MAIS
Médico segurando estetoscópio.

Problemas Vasculares e Sintomas

Os problemas vasculares atingem cerca de 40% da população, desencadeando diferentes doenças. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e…

LER MAIS

Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente.

Endereço

SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, L2 Sul, Brasília DF. CEP 70200-740

Segunda a sexta – 8h as 18h
Sábados - 8h as 12h
Powered By:
Resultados de exames