Doenças e problemas vasculares estão entre as condições médicas mais frequentes no Brasil, com dados mostrando que quase metade da população apresenta algum tipo de problema vascular.
Apesar de haver um forte componente genético nesse tipo de problema, é fato que algumas medidas (simples) do dia a dia podem reduzir muito os riscos de tê-los.
Sabia que uma dessas medidas é cuidar do que você come? Isso mesmo!
Nos parágrafos abaixo, vamos te mostrar a relação entre alimentação e saúde vascular e, o melhor: trazer dicas que você pode implementar hoje mesmo pra já começar a se proteger.
Confira!
Problemas vasculares são todas as condições que comprometem a saúde e o bom funcionamento do sistema circulatório; especificamente das veias, artérias e sistema linfático.
Algumas das principais causas de problemas vasculares são:
Diversas razões podem contribuir para o surgimento ou agravamento dessas condições, entre elas o envelhecimento, fatores genéticos e hábitos do dia a dia. Agora confira a relação entre alimentação e saúde vascular.
Veja também: Doenças vasculares periféricas: tipos, causas, sintomas e tratamentos
Veja também: Vasinhos no rosto: qual o melhor laser para tratar?
A alimentação é um fator fundamental para preservar a saúde vascular. Dessa forma, a escolha de alimentos deve ser feita de forma inteligente, observando suas composições.
Os alimentos ricos em vitamina C são importantes, pois desempenham um papel fundamental na preservação das paredes dos vasos.
Algumas das principais opções são: laranja, limão, tangerina, acerola, kiwi, goiaba, mamão, caju, morango, batata, pimentão, tomate, brócolis, espinafre, repolho e salsa.
O potássio – presente em diversos alimentos – é um mineral fundamental para a contração dos músculos (inclusive do coração) e também para manter controlada a pressão arterial.
Algumas das principais opções são: banana, tomate, iogurte e abacate.
Alimentos ricos em fibras auxiliam na manutenção de bons níveis de colesterol, evitando o acúmulo de placas de gordura nos vasos, que podem reduzir (ou bloquear) o fluxo sanguíneo.
Algumas das principais opções são: frutas, cereais, legumes, verduras e os grãos integrais.
Estes alimentos também ajudam a prevenir o bloqueio dos vasos e podem ser usados livremente em sua alimentação, já que unem o útil ao agradável: dão sabor aos preparos e não têm contraindicações.
Aqui temos um sinal vermelho para a saúde vascular! Alimentos ricos em sódio (sal) estão entre os principais vilões da saúde vascular, especialmente para a pressão arterial.
Alguns dos principais alimentos que devem ser evitados são: alimentos prontos congelados, macarrão instantâneo, sopas prontas, temperos industrializados, alguns tipos de queijos, alimentos enlatados e embutidos, como salsicha, mortadela e presunto.
Além disso, é importante limitar a quantidade de sal que adicionamos aos alimentos; tanto durante o preparo quanto na mesa.
Veja também: Prisão de Ventre e Varizes: Existe relação?
Além de focar nos cuidados alimentares, existem boas práticas para você cuidar da saúde vascular e diminuir o risco de desenvolver doenças. Veja abaixo algumas e mude a sua rotina!
Evitar o sedentarismo é uma excelente opção para a regulação da pressão arterial e para fortalecer os músculos, que são fundamentais para a circulação sanguínea. Não importa se for uma caminhada ou andar de bicicleta, o importante é se mexer!
O cigarro além de prejudicar imensamente o seu sistema respiratório, contém substâncias nocivas que podem levar à formação de placas nos vasos sanguíneos (aterosclerose), sendo responsável por diversas doenças vasculares.
Todas as reações químicas do seu corpo precisam de água para acontecerem. Ela auxilia na eliminação do sódio e na diminuição de inchaços. Não beba menos de 2 litros de água por dia. Se fizer exercícios físicos, tome ainda mais.
Pratique atividades e hobbies de sua preferência, que façam com que você sinta-se bem. Procure dormir entre 7 e 8 horas diariamente, e não esqueça de sempre reservar um tempo para você.
Um dos cuidados mais importantes é se prevenir e também tratar precocemente qualquer problema vascular e, para isso, buscar uma avaliação com angiologista/cirurgião vascular é fundamental.
E para quem pertence a grupos de risco para problemas vasculares, é fundamental fazer check-ups e avaliações regulares, com consultas e exames.
——————–
Agora que você já conhece a relação entre alimentação e saúde vascular, e a importância de hábitos preventivos, você precisa conhecer o Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV).
Somos referência quando o assunto é saúde vascular e contamos com as mais modernas tecnologias, além de um time de profissionais experientes e atenciosos.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação conosco.
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h