Assim como diversas áreas da sociedade, a medicina também está em constante evolução. Uma das mais notáveis é o tratamento dos problemas vasculares, em especial das varizes.
Procedimentos que antes exigiam dias de internação, uso de anestesia geral e que afastavam as pessoas de suas atividades por longos períodos, hoje podem ser feitos de forma minimamente (ou nada) invasiva, permitindo a retomada imediata das atividades diárias, por meio dos modernos tratamentos a laser.
Neste conteúdo você vai conhecer as diferenças entre os tratamentos a laser para varizes, e qual pode ser indicado para seu caso.
Boa leitura!
Internação, incômodos, longas cirurgias e um pós-operatório doloroso são algumas das características que podem ser associadas ao tratamento para a retirada das varizes, porém, com a chegada das técnicas a laser, é possível não passar por nada disso.
Trazendo uma verdadeira revolução para a área da angiologia, os tratamentos a laser para varizes apresentam as seguintes vantagens:
Veja também: Causas das varizes: conheça e aprenda a se proteger!
Agora que você já sabe como esse tipo de procedimento pode trazer inúmeras vantagens, confira quais são as diferenças entre os diferentes tratamentos a laser para varizes: o endovenoso e o transdérmico.
Conhecido também como endolaser, o tratamento endovenoso consiste em inserir uma fibra óptica no interior da veia, através de uma punção na pele (por meio de uma agulha).
Essa fibra óptica, quando é acionada e o laser é disparado, aquece a parede desse vaso, eliminando a veia safena.
Veja também: Linfedema nas Pernas: principais sintomas e como tratar!
Veja Também: Dor nas pernas pode ser varizes?
Esse tipo de procedimento é indicado tanto para o refluxo da veia safena anterior, posterior e das acessórias quanto para varizes maiores e em camadas mais profundas da pele.
Para sua realização é necessário apenas o uso de anestesia local, sendo que o profissional especializado no tratamento das varizes (inclusive na realização desse tipo de procedimento), é o angiologista/cirurgião vascular.
Veja também: Prisão de Ventre e Varizes: Existe relação?
Já o tratamento transdérmico, por outro lado, é um método não invasivo para tratar varizes. Nele o laser é aplicado por cima da pele exatamente onde está a veia que se deseja tratar.
Nessa técnica, o laser também provoca o aquecimento das paredes dos vasos dilatados, levando ao seu fechamento. Apesar de ser uma alternativa ainda menos invasiva, ela é indicada apenas para casos mais discretos, como vasinhos ou as chamadas microvarizes.
Esse tipo de tratamento é útil também como método preventivo, evitando que os vasinhos acabem evoluindo para casos mais graves.
Veja também: microvarizes: o que são e quais os tratamentos?
Não há dúvida de que os tratamentos a laser tragam inúmeras vantagens, mas, como todo procedimento médico, eles possuem suas indicações e contraindicações, que precisam ser observadas. Conheça os prós e os contras desse tipo de procedimento:
Veja também: Escleroterapia de Varizes
Prós | Contras |
Menos invasivo que as cirurgias para retirada das varizes. | O procedimento não pode ser feito por gestantes, portadores de doenças dermatológicas e que utilizem medicamentos fotossensibilizantes. |
Menor risco de manchas na pele. | Custo mais elevado que outros tratamentos para varizes, como a escleroterapia. |
É possível observar melhoras significativas logo nas primeiras aplicações. | O tratamento transdérmico deve ser feito com maior cuidado em peles escuras (o que não significa que não possa ser feito). |
Rápida recuperação, sem necessidade de repouso após o procedimento. | |
Os procedimentos podem ser combinados a outros, como a escleroterapia com espuma, para melhores resultados. |
O Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV) é referência em cuidados vasculares, contando com os equipamentos mais modernos e um time de profissionais experientes e atenciosos para oferecer o melhor tratamento.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação e vir cuidar da sua saúde vascular conosco!
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h