Você sabe quais tipos de varizes existem e qual você tem?

8 de dezembro de 2023

Autor: eixodigital

Existem inúmeros tipos de varizes, em diferentes regiões do corpo, como varizes gástricas (que podem se desenvolver no revestimento do estômago), varizes esofágicas (no esôfago) e até varizes genitais.

Porém o foco deste artigo são os diferentes tipos de varizes que podem surgir nas pernas.

Logo a seguir, falaremos sobre quais tipos de varizes existem e vamos te ajudar a identificar qual você tem.

Acompanhe!

Quais tipos de varizes existem?

Antes de entrarmos nos detalhes e características específicas de cada tipo de variz, é importante dizer o que define as varizes

Um vaso sanguíneo é considerado uma variz quando ele se torna excessivamente dilatado e tortuoso, e isso se dá pela perda da capacidade em realizar o retorno do sangue para o coração, que acaba ficando retido nesses vasos, sobrecarregando-os e gerando as varizes e suas complicações.

Com isso esclarecido, vamos conhecer abaixo os diferentes tipos de varizes. A principal diferença entre eles é o diâmetro. Popularmente falando, é a “grossura” do vaso. 

>>>> Veja também: Cirurgia para varizes: Como Funciona e Principais Vantagens

Telangiectasias

Também conhecidos como “vasinhos”, trata-se do tipo mais comum e que pode surgir em pessoas de todas as idades, tendo uma coloração entre vermelho e arroxeado.

Esses vasinhos são intradérmicos, ou seja, ficam localizados dentro das camadas da pele e, por serem tão superficiais, mesmo mínimas dilatações os tornam visíveis através da pele, especialmente em pessoas de pele mais clara.

Apesar de serem bastante visíveis na pele, eles não ultrapassam 1 mm de diâmetro.

Veias reticulares

Também conhecidos como varizes reticulares, esse tipo de variz tem um diâmetro um pouco maior que as anteriores, entre 1 mm e 3 mm, e uma coloração entre azulada e esverdeada.

Outra forma como são conhecidas é por “veias ou varizes nutridoras”, já que elas costumam se localizar em regiões próximas dos vasinhos e elas são responsáveis por “alimentar” esses vasinhos com sangue, favorecendo sua dilatação.

Essas varizes são subdérmicos, já que se localizam abaixo da camada da pele.

Varizes Colaterais

Localizadas na camada abaixo da pele, na camada de gordura, elas são maiores que 3 mm e por essa localização mais profunda que as anteriores, nem sempre é fácil de identificá-las, a menos que elas se dilatem bastante. Muitas vezes, estão localizadas nas regiões mais profundas da camada subcutânea, sendo chamada de varizes internas. 

A seguir vamos falar sobre os melhores tratamentos para cada um dos tipos citados acima.

Qual o melhor tratamento para cada tipo de variz?

Não existe uma correlação direta entre um tipo de variz e um tipo ideal de tratamento. Isso porque vários fatores particulares influenciam na decisão do médico sobre qual método é o mais indicado.

Além disso, numa mesma região pode haver diferentes tipos de vasos, o que pode levar a uma escolha ou outra de tratamento. Essa capacidade de escolher o melhor tipo de tratamento é um dos fatores que diferenciam os melhores profissionais, sendo importante você se assegurar disso ao fazer sua escolha.

Dentre as diversas opções de tratamento para as varizes, disponíveis hoje, os mais modernos e com melhores resultados são:

Escleroterapia (tradicional e com espuma)

A escleroterapia é um método não cirúrgico e minimamente invasivo para tratar as varizes. 

Consiste na injeção de substâncias esclerosantes no interior da veia, fazendo com que as paredes da veia se fechem e interrompam o fluxo de sangue, secando as varizes. 

A escleroterapia tradicional utiliza medicamentos esclerosantes na forma líquida, sendo que os mais usados são a glicose e o polidocanol. É indicado para varizes e vasinhos mais finos (teleangiectasias). 

Já a escleroterapia com espuma, utiliza a substância polidocanol que, após ser manipulada, toma a consistência de espuma. Essa forma é mais indicada para varizes maiores

Trata-se de um procedimento rápido, que leva apenas alguns minutos e não requer anestesia na maioria dos casos. 

Os resultados da escleroterapia são geralmente visíveis logo após o tratamento, e a maioria das pessoas pode retornar às suas atividades normais imediatamente após o procedimento. No entanto, é importante evitar exercícios intensos e longos períodos de pé no dia do tratamento.

.

Laser (transdérmico e endovenoso)

Os tratamentos a laser para varizes são considerados hoje a opção mais prática e moderna para tratamento das varizes. São técnicas minimamente (ou nada) invasivas para o tratamento de veias dilatadas. 

No caso do laser transdérmico, é aplicado o laser sobre a pele, na região da veia dilatada. A energia e a interação da luz do laser com o pigmento do sangue gera calor e destrói a variz. Saiba sobre essa técnica neste outro conteúdo.

Sua indicação é o tratamento de vasinhos (em variadas regiões do corpo) ou para as varizes mais finas.

Já a técnica de laser endovenoso utiliza uma fibra óptica introduzida na veia doente, através de uma agulha, não necessitando de cortes e pontos. Após isso, é emitido o laser, que aquece o interior da veia tratada, levando à sua destruição e cauterização. Saiba mais sobre essa técnica neste outro conteúdo. Sua indicação é o tratamento de veias mais calibrosas

Ambos os procedimentos podem ser feitos em ambiente de consultório ou em centro cirúrgico (no caso do endolaser) e não exigem anestesia geral; no máximo o uso de anestésico.

Assim como a escleroterapia, os tratamentos a laser permitem que o paciente volte às suas atividades rapidamente.

——————————

Na hora de realizar seu tratamento de varizes, escolha o Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV). Somos referência no tratamento dos mais variados problemas vasculares e contamos com as mais modernas tecnologias do mercado e um time de profissionais experientes e atenciosos.

Se você está em Brasília ou Entorno e quer fazer parte da revolução que são os tratamentos a laser para varizes, clique no link abaixo e venha se cuidar conosco!

Quero agendar minha avaliação

Últimas do AngioBlog

O que pode causar coágulos sanguíneos?

O que pode causar coágulos sanguíneos?

O corpo humano possui processos complexos, que garantem nossa saúde e bem-estar. Um desses processos é a chamada coagulação sanguínea. …

LER MAIS
Mulher com mãos levantadas, com dúvida.

Sua saúde vascular é boa? Como saber?

A circulação desempenha um papel de extrema importância em nossa qualidade de vida, influenciando inclusive na prevenção de uma infinidade…

LER MAIS

Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial

No Brasil, a hipertensão arterial é uma condição de saúde que afeta milhões de pessoas e representa um desafio para…

LER MAIS

Recomendados do AngioBlog

Médica conversando com idosa.

Cirurgia Para Varizes: Como Funciona e Vantagens

A cirurgia para varizes é uma forma de se tratar o problema – procedimento pelo qual se faz a remoção da…

LER MAIS
alimentos para melhorar a circulação sanguínea

Alimentos Para Melhorar a Circulação Sanguínea

Consumir alimentos que melhoram a circulação sanguínea e atividades física regulares, são fundamentais para uma boa saúde vascular e se…

LER MAIS
Médico segurando estetoscópio.

Problemas Vasculares e Sintomas

Os problemas vasculares atingem cerca de 40% da população, desencadeando diferentes doenças. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e…

LER MAIS

Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente.

Endereço

SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, L2 Sul, Brasília DF. CEP 70200-740

Segunda a sexta – 8h as 18h
Sábados - 8h as 12h
Powered By:
Resultados de exames