Vasinhos no rosto, também conhecidos como telangiectasias ou aranhas vasculares, são pequenos vasos sanguíneos dilatados e visíveis na superfície da pele.
Esses últimos, também chamados de telangiectasias, podem aparecer tanto em crianças, jovens e adultos, em regiões como nariz, bochechas e lábios.
No entanto, em alguns casos, a predisposição genética, a exposição solar, o uso de produtos estéticos ou a realização de procedimentos podem intensificar esse fenômeno, levando ao aumento da área afetada e, consequentemente, do incômodo.
Os métodos a laser são hoje a melhor alternativa para tratar os vasinhos no rosto, mas alguns fatores precisam ser considerados e alguns cuidados devem ser tomados. Saiba quais são nos parágrafos abaixo!
Os vasos sanguíneos – telangiectasias ou aranhas vasculares – aparentes no rosto podem ter relação com a cor da pele, ganhando maior destaque em peles mais claras.
Suas principais causas são:
A dilatação dos vasos e a vermelhidão da pele podem estar associados, também, a processos alérgicos, episódios de rosácea e/ou dermatites.
Veja também: Microvarizes: o que são e quais os tratamentos?
Apesar de não oferecerem maiores riscos de saúde – ao contrário do pensamento equivocado de relação com vasos intracranianos –, as telangiectasias podem provocar ardência ou coceira, levando a pessoa a coçá-las e, com isso, aumentar ainda mais sua quantidade.
O maior problema está mesmo na questão estética, já que se localizam no rosto. Além disso, podem evoluir para manchas na pele, especialmente em pessoas com hábito de tomar sol no rosto.
Veja também: Tratamento Endolaser Para Varizes e Safena
Para evitar o aparecimento desses vasinhos no rosto, é importante evitar os fatores controláveis citados acima, como exposição excessiva e desprotegida ao sol, manter um bom controle do peso corporal, evitar procedimentos estéticos agressivos no rosto, além de estar atento ao uso dos medicamentos potencialmente causadores.
Para tratar os vasinhos já presentes no rosto, existem inúmeras alternativas, sendo que as que os cirurgiões vasculares consideram a melhor opção o tratamento a laser, notadamente o laser de 1064 nanômetros, que promove o desaparecimento dos vasos pequenos do rosto de forma efetiva e com menos risco de provocar manchas no local.
Também é possível obter bons resultados com o laser de 980 nanômetros e luz intensa pulsada.
Esse tipo de tratamento, porém, não costuma ser indicado para pacientes com alguns tipos de condições de pele, como vitiligo, ferimentos próximos ao local, bronzeamento recente ou que façam uso de alguns tipos de medicações fotossensibilizantes.
As indicações (e contraindicações), no entanto, ficam sempre a cargo do médico-assistente.
Vale ressaltar que os aparelhos utilizados para tratar os vasos utilizam técnicas de resfriamento da pele, conferindo maior segurança e controle da dor durante o procedimento.
Após os procedimentos é indicado suspender temporariamente – de acordo com a indicação médica – o uso de produtos cosméticos no rosto, maquiagem e a exposição solar, além de fazer uso do protetor solar regularmente.
Veja também: Escleroterapia de Varizes
Como vimos, o aparecimento de vasinhos no rosto pode ter diversos fatores causadores – preveníveis ou não – mas, felizmente, existem hoje excelentes alternativas para controle do quadro.
Se você (ou alguém próximo) está incomodado com esse problema, considere o Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV) como sua melhor opção.
Somos referência no cuidado e tratamento das doenças vasculares, contando com as tecnologias mais modernas e com profissionais altamente preparados e atenciosos.
Clique no link abaixo e venha cuidar da sua saúde vascular conosco!
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h