Apesar de muitas pacientes procurarem o consultório apenas por receio em mostrar as pernas, as varizes estão relacionadas com inúmeros agravos à saúde.
Em primeiro lugar, as varizes estão associadas a redução importante da qualidade de vida. Podem causar sensação de peso, cansaço, coceira, câimbras e as vezes até um edema (inchaço) nas pernas, que geralmente acontece ao final do dia. Com a evolução do quadro, a paciente passa a ter dor ao toque, muitas vezes não suportando uma massagem.
Em seguida, podem surgir as úlceras venosas que assim como o edema, facilitam infecções de pele como erisipela e celulite.
Além disso, as rupturas das varizes podem causar hipovolemia por hemorragia, quadro potencialmente grave pela perda sanguínea.
E por último, aumentam o risco de tromboses superficiais que podem evoluir para trombose venosa profunda e embolia pulmonar que é potencialmente fatal.
Dentro de uma rotina de casa, trabalho e filhos, as vezes, o cuidar de si, fica para depois. Por isso, fique atenta aos sintomas.
Varizes não são apenas um problema estético.
Previna-se! Divulgue esse post com familiares e amigos!
E lembre-se! Ame-se, cuide-se! Só assim você poderá cuidar melhor daqueles que te amam!
+ Veja também: Como funciona o tratamento da trombose?
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h