As varizes costumam ser um grande incômodo, tanto estético quanto físico, para muitas pessoas. Afinal, além da aparência pouco agradável, existem também as dores, o cansaço e a sensação de peso que esses vasos dilatados causam nos pacientes.
Hoje em dia, é possível tratar esse problema de maneira bem mais simples. Com o avanço da tecnologia, o tratamento para varizes é menos agressivo, com uma recuperação muito mais rápida e resultados satisfatórios desde o princípio do processo.
Uma das formas mais eficientes de eliminar as varizes é por meio do tratamento a laser, um método seguro, prático e moderno, que também pode ser utilizado para tratar os vasos que aparecem no rosto e no tronco.
Neste artigo, você vai sanar todas as suas dúvidas sobre como funciona o tratamento a laser para varizes.
Acompanhe!
O tratamento a laser para varizes é um procedimento simples e realizado em consultório, que dispensa a necessidade de incisões, internações ou cirurgias.
Uma das principais vantagens de se eliminar as varizes com o tratamento a laser é o fato de ser um procedimento não invasivo, ou seja, não são necessários cortes. Consequentemente, o procedimento não deixa cicatrizes, e os resultados já podem ser observados desde a primeira sessão, dependendo da quantidade de vasos que serão tratados.Veja também: Tratamento Endolaser Para Varizes e Safena
Com o intuito de obter maiores informações sobre o problema do paciente e saber quantas sessões serão necessárias para se alcançar o objetivo desejado, o angiologista e cirurgião vascular realiza uma avaliação minuciosa das veias.
Para isso, é feita tanto o exame físico quanto o uso de ultrassonografia ou ecodoppler para mapear os vasos (sejam artérias ou veias), aparelho de fleboscópio (equipamento transluminador que facilita a identificação de veias sob a pele) e até um aparelho de realidade aumentada, que permitem a visualização mais detalhada das veias superficiais do paciente.
Após toda a avaliação e definição do tratamento, o procedimento a laser pode ser indicado e realizado até no mesmo dia.
A técnica consiste na elevação da temperatura do vaso doente por meio da emissão de uma luz concentrada sobre a pele da região, fazendo com que esse vaso se contraia e se feche.
Veja também: Vasinhos no rosto: qual o melhor laser para tratar?Para evitar desconforto ou incômodo, o procedimento é realizado com o auxílio de um resfriador de pele, aparelho que funciona como um anestésico local, reduzindo a dor ou queimação durante o procedimento.
Após realizar o tratamento, a recuperação é bem rápida. Não é necessário nenhum tipo de repouso, e a paciente pode retomar suas atividades normalmente, inclusive com exercícios físicos.
Os cuidados que o paciente deve ter após realizar o tratamento a laser para varizes estão relacionados, principalmente, ao sol.
Dessa forma, deve-se evitar a exposição intensa ao sol por pelo menos uma semana após o procedimento, além de utilizar protetor solar com frequência nesse período. O uso de hidratantes corporais na região tratada também é recomendado.
Leia também:
O tratamento a laser para varizes é um procedimento que tem por objetivo diminuir ou eliminar as telangiectasias (nome técnico para os conhecidos vasinhos, que são pequenos vasos avermelhados ou arroxeados com menos de 1 mm de diâmetro e se localizam na superfície da pele).
É indicado também para as veias reticulares ou nutridoras, de 1 a 3 mm de diâmetro de diâmetro, geralmente com aspecto esverdeado ou azulado. Essas são responsáveis pelo aparecimento e manutenção dos indesejáveis vasinhos na pele.
Além disso, o laser transdérmico (nome dado ao tratamento a laser para vasinhos e microvarizes) pode ser utilizado também para tratar dos vasos que aparecem no rosto, especialmente nas bochechas, ao redor dos olhos, testa e no nariz, além do tronco.
Apesar de não haver uma contraindicação absoluta, o tratamento a laser para varizes em pessoas de pele negra deve ser feito com cuidado. Isso acontece porque a maior quantidade de melanina na pele absorve mais o calor do laser, o que pode levar a queimaduras e manchas.
Por isso, o cirurgião vascular precisa ter completo domínio da técnica para adaptar a intensidade do laser, mesmo que isso signifique realizar mais sessões, a fim de não oferecer risco à saúde e ao bem-estar do(a) paciente.
O tratamento a laser é contraindicado para gestantes, pacientes com alguns tipos de doenças dermatológicas (como vitiligo) ou que utilizem medicamentos fotossensibilizantes, ou seja, que aumentam a sensibilidade à luz.
Como vimos no artigo, o tratamento a laser para varizes é um procedimento indolor e não incisivo. Assim, ele é feito no próprio consultório, e o(a) paciente pode retomar suas atividades rotineiras no mesmo dia, sem necessidade de afastamento.
Para garantir a eficácia do tratamento, é fundamental realizar o procedimento com um cirurgião vascular experiente nesse tipo de procedimento e em um local que ofereça a estrutura e as tecnologias necessárias.
Em Brasília, o Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV) é uma referência no cuidado e tratamento das doenças vasculares.
Com atendimento individualizado e humanizado, equipamentos de última geração e atualização constante dos nossos profissionais, buscamos alcançar aquilo que é mais importante: cuidar da sua saúde!
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo e agende sua avaliação conosco!
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h