Tromboflebite: O Que é e Como Tratar?

28 de novembro de 2022

Autor: eixodigital

A tromboflebite é um processo inflamatório dos vasos sanguíneos que, quando detectado e tratado rapidamente, tem uma fácil resolução, mas se não for abordado corretamente, pode levar a diversas complicações, algumas delas graves.

Apesar de pouco falado, trata-se de um problema que afeta muitas pessoas. Somente nos Estados Unidos, há uma incidência de quase 125 mil novos casos por ano, enquanto que na França, são mais de 250 mil.

Quer entender melhor o que é a tromboflebite, como e por que ela ocorre, quais os seus riscos e o que fazer para prevenir e tratar? Então continue a leitura!

O que é tromboflebite?

Diferentemente da flebite, que é uma inflamação da camada interna de veias superficiais, a tromboflebite envolve a formação de trombos que obstruem o vaso e impedem a passagem de sangue para os tecidos. 

As mulheres costumam ser mais afetadas por esse problema que os homens, mas estes também podem apresentar.

O Que é Tromboflebite e Como Tratar?

Esse processo costuma se manifestar com os seguintes sintomas: 

Em casos mais graves, a tromboflebite pode evoluir para trombose e, daí, para um quadro de embolia pulmonar, no qual o trombo formado se solta do local de origem, viaja pela corrente sanguínea e pode chegar a alguma das artérias pulmonares, obstruindo a passagem de sangue e gerando falta de ar, dor no peito e até risco de morte.

Veja também: Linfedema nas Pernas: principais sintomas e como tratar!

O que causa a tromboflebite?

A flebite ou a tromboflebite podem acometer qualquer pessoa, mas idosos e pacientes com câncer ou problemas de coagulação possuem maior propensão a desenvolvê-las. 

Além disso, pessoas com vasos varicosos (as famosas varizes), ou que utilizam dispositivos para infusão de medicamentos, como os cateteres, também possuem risco aumentado para esses quadros. 

Ademais, podem estar entre as causas de tromboflebite:

Acesso venoso em braço de mulher

Nesse sentido, ela costuma ocorrer no braço, na localidade onde foram injetadas medicações, ou nos membros inferiores. 

Como prevenir a tromboflebite?

Sendo a tromboflebite uma doença secundária, ou seja, provocada por outros quadros, sua prevenção está intimamente associada ao tratamento dessas causas de base.

Além disso, alguns fatores podem auxiliar na prevenção desse quadro, como:

Veja também: Prisão de Ventre e Varizes: Existe relação?

Quais os possíveis riscos?

Agora que você já sabe o que é tromboflebite e como preveni-la, é importante dizer que, não tratado, o problema pode evoluir para quadros mais graves

Dentre as possíveis complicações estão: 

Como complicação menos grave, mas que também pode gerar muitos incômodos na pessoa, está a possibilidade de cicatrizes ou marcas permanentes no local da obstrução. 

Veja também: Como é feito o tratamento de Trombose Venosa Profunda

Principais tratamentos para tromboflebite 

Para que seja feito o tratamento correto, antes é indispensável a realização do diagnóstico por um médico especialista, no caso um angiologista/cirurgião vascular. Isso se dá tanto pelo exame físico do(a) paciente quanto pela realização de exames. 

Quando necessários, os exames realizados costumam ser a ecografia com doppler venoso, a tomografia computadorizada ou mesmo alguns exames de sangue. 

No caso da flebite, pode haver regressão espontânea do quadro, sendo necessário apenas repouso, compressas mornas e o uso de meias elásticas, para facilitar a circulação de sangue para os membros e tecidos. 

Já nos casos de tromboflebite, podem ser necessárias medicações para alívio dos sintomas (como a dor), além de anticoagulantes e trombolíticos, para prevenir os trombos ou coágulos. 

Se necessário, poderá ser feita, ainda, a remoção cirúrgica das veias varicosas para evitar a formação de novos coágulos, além de fomentar a prática de atividades físicas, uma alimentação saudável e a suspensão do álcool e do cigarro. 

Como vimos, a tromboflebite pode causar dores, queimação e evoluir para quadros mais graves. No entanto, com os cuidados adequados (e no tempo certo) por um angiologista/cirurgião vascular, ela pode ser prevenida e curada. 

O Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV) é referência nos cuidados com a saúde vascular. Dispomos das tecnologias mais avançadas e de um time de profissionais experientes e atenciosos para te oferecer o melhor atendimento.

Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para fazer seu agendamento e vir cuidar da sua saúde vascular conosco!

Quero agendar minha consulta!

Últimas do AngioBlog

Varizes na coxa: conheça as causas e os tratamentos

Varizes na coxa: conheça as causas e os tratamentos

As varizes não afetam apenas a saúde física, mas também têm um impacto direto na qualidade de vida e na…

LER MAIS
Trombose: como prevenir e por que é importante estar atento aos sinais

Trombose: como prevenir e por que é importante estar atento aos sinais

Entre janeiro de 2012 e maio de 2022, mais de 425 mil brasileiros precisaram de internação para tratar tromboses venosas,…

LER MAIS
Vale a pena tratar minha doença de safena com laser?

Vale a pena tratar minha doença de safena com laser?

Se você tem problemas nas veias safenas e está se perguntando “Vale a pena tratar minha doença de safena com…

LER MAIS

Recomendados do AngioBlog

Saiba como identificar os sinais precocemente e como prevenir complicações sérias da trombose nas pernas, além de conhecer os fatores de risco e tratamentos para essa condição.

Trombose nas pernas: sintomas e tratamentos

A trombose nas pernas é uma condição médica séria que ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma em uma ou…

LER MAIS
Medico marcando varizes com pincel.

Tratamento de varizes com espuma: tire suas dúvidas

O tratamento de varizes com espuma é uma técnica que tem ganhado cada vez mais destaque devido à sua eficácia…

LER MAIS
Médica conversando com idosa.

Cirurgia Para Varizes: Como Funciona e Vantagens

A cirurgia para varizes é uma forma de se tratar o problema – procedimento pelo qual se faz a remoção da…

LER MAIS

Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF

Endereço

SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740

Segunda a sexta – 8h as 18h
Sábados - 8h as 12h
Powered By:
Resultados de exames