As varizes e microvarizes não são uma questão somente estética, já que o seu surgimento pode sinalizar o início de problemas de saúde vascular e, por isso, devem ser tratadas.
Para saber como tratar essas complicações, é importante entender mais sobre as microvarizes!
Se quer aprender o que elas são, como surgem e como tratá-las, é só conferir esse conteúdo que preparamos para você hoje. Boa leitura!
As microvarizes são vasos dilatados, que se localizam principalmente nos membros inferiores, se concentrando nas pernas, tendo diâmetros de 2 a 4 mm em média.
Porém, também é possível encontrá-las em outros locais do corpo, como na face, tórax, seios e abdômen, mesmo que nessas áreas seja mais incomum seu surgimento.
É fácil identificá-las, pois elas se apresentam de forma visível na pele.
Pode acontecer de você acabar confundindo as microvarizes com as varizes ou com os vasinhos, porque são problemas muito semelhantes.
Para saber diferenciá-los, fique atento a alguns detalhes! Confira a diferença entre essas condições abaixo:
Varizes são veias dilatadas, tortuosas e de aparência alongada, que surgem sob a pele em diferentes dimensões. É possível senti-las a partir do toque, pois se mostram em relevo na pele.
Elas são mais comuns em mulheres. Apesar de seu maior incômodo ser estético, é possível que também manifestem outros desconfortos, como peso, cansaço, queimação, dor, inchaço e coceiras.
A principal diferença entre as varizes e as microvarizes está no tamanho. As microvarizes contam com uma dimensão menor, e podem ser um primeiro sinal de aviso que, posteriormente, as varizes vão se desenvolver.
Por isso, é importante sempre buscar acompanhamento com seu angiologista e cirurgião vascular para o diagnóstico e tratamento precoce das microvarizes, e assim prevenir sua evolução para quadros mais complexos.
É difícil definir um motivo exato para o aparecimento de microvarizes, já que elas podem surgir por diferentes fatores. Entre eles, podemos citar:
Dessa forma, podemos perceber que as microvarizes podem ser causadas por situações bem distintas. Por conta disso, é difícil prever o seu aparecimento.
Por outro lado, o que pode ser feito, e é fortemente recomendado, para evitar complicações futuras, é investir no tratamento quanto antes.
Uma boa notícia é que existem diferentes opções para que podem ser usadas para tratar esse problema!
Confira a seguir as formas mais usadas para tratar as microvarizes:
Para vasos de maior calibre, é possível combinar o uso do laser com a escleroterapia e, apesar de serem minimamente invasivos, não são considerados procedimentos cirúrgicos.
Agora que você já sabe mais sobre as microvarizes e conhece as possibilidades de tratamentos, deve ter notado a importância de cuidar da sua saúde vascular.
Para isso, é fundamental procurar um local confiável, com profissionais preparados para ter o melhor atendimento. Assim, te convidamos a conhecer o Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular!
Temos anos de experiência no mercado e um time de médicos experientes e atenciosos, além de uma estrutura completa.
Somos referência no Distrito Federal no cuidado e tratamento de problemas vasculares. Por isso, clique no link abaixo para agendar seu atendimento e venha cuidar da sua saúde conosco!
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h