A má circulação é um problema mundial que aflige pessoas das mais diversas idades, porém, se agrava com o passar dos anos, o que a torna algo muito recorrente entre idosos.
Os problemas de circulação podem surgir por 3 diferentes razões. Sendo assim, podem ser tanto arteriais, quanto venosos ou do sistema linfático.
A má circulação é um termo muito amplo e pode significar inúmeros problemas relacionados à área de angiologia e da cirurgia vascular.
Para te ajudar a entendê-la e tratá-la, confira as orientações a seguir.
Aproveite a leitura!
Certamente, boa parte das causas da má circulação é atrelada a hábitos nocivos mantidos por longo período, como tabagismo, sedentarismo, entre outros. Confira a seguir, alguns outros fatores que podem desencadear problemas de má circulação.
Permanecer numa mesma posição por muito tempo prejudica a capacidade dos vasos de fazer o sangue circular adequadamente, já que a movimentação corporal auxilia esse processo.
Por isso, é recomendado que, principalmente durante longos expedientes de trabalho ou estudo, haja pausas regulares em que você possa esticar o corpo e se movimentar. Isso ajuda a evitar a má circulação e também auxilia na postura corporal.
Nas mulheres essa é uma causa muito comum visto que, durante o período de gravidez, é produzido um hormônio chamado relaxina, responsável por dilatar as veias. Apesar desse hormônio ser importante para diversas funções nessa fase, ele também dificulta o retorno do sangue ao coração.
O excesso de açúcar no sangue por muito tempo danifica os vasos sanguíneos e também estimula a formação de placas em suas paredes, dificultando a passagem do sangue, levando à má circulação.
Veja também: Sintomas da flebite
É possível identificar a má circulação de várias formas. Alguns sintomas são gerais, outros mais frequentes em problemas venosos e linfáticos, e é isso que torna a análise desses sintomas fundamentais para obter o diagnóstico assertivo, ainda que na fase precoce.
Cabe citar, no entanto, que somente o médico especializado nessa questão – angiologista ou cirurgião vascular – poderá diagnosticar exatamente o problema e direcionar o melhor tratamento.
Disto isso, conheça e entenda alguns desses sinais:
A dor é muito comum entre os pacientes com má circulação, porém, ela pode se manifestar de forma muito distinta em cada caso. Por exemplo, em casos de problemas da circulação venosa, a dor surge como uma sensação de peso, cansaço nas pernas.
Já em problemas arteriais, essa dor costuma surgir durante as caminhadas.
Nesses casos, é comum que o paciente, ao caminhar, tenha que interromper a atividade devido ao incômodo que normalmente acomete grupos musculares, ou seja, panturrilhas, coxas ou glúteos.
O inchaço costuma se manifestar, geralmente, em casos de problemas venosos ou linfáticos.
Esse sintoma é, inclusive, parâmetro para muitos médicos classificarem o caso já nos primeiros diagnósticos, visto que é raríssimo o aparecimento de inchaço nos casos de problemas arteriais.
A mudança da temperatura do corpo é um sinal de alerta. Nesse sentido, as áreas mais frias indicam uma região em que não chega o sangue adequadamente, enquanto que áreas mais quentes podem sinalizar a presença de inflamação.
Nos casos relacionados à má circulação, é comum que as extremidades do corpo se tornem mais frias, como os pés e as mãos.
A aparição de veias dilatadas e tortuosas nos membros inferiores como pernas, tornozelos e pés é muito comum.
Apesar de as varizes serem, em muitos casos, um incômodo mais relacionado à questão estética, essas veias dilatadas, tortuosas também podem sinalizar insuficiência venosa.
As varizes podem desencadear alguns outros sintomas como:
As feridas normalmente surgem com a evolução das varizes, entretanto, elas são mais agudas e costumam sumir em alguns dias, quando tratadas.
Já as úlceras são crônicas, ou seja, quando uma ferida se torna crônica, ela evolui para úlcera. Ambas são sintomas da má circulação e surgem em casos arteriais, venosos e até de má circulação linfática.
Existem hábitos que podem ajudar a evitar problemas relacionados à má circulação.
Apesar de serem benéficos individualmente, combiná-los é uma excelente forma de levar uma vida mais saudável e minimizar diversos problemas, entre eles, os de circulação. Confira quais são:
Adicione alongamentos à sua rotina diária para obter alívio de dores e para melhorar sua mobilidade. Esses cuidados são fundamentais, principalmente para pessoas que trabalham sentadas por longas horas.
A caminhada é uma atividade preciosa, pois aumenta o fluxo de sangue, o que naturalmente faz com que haja uma expansão dos vasos sanguíneos.
Além disso, é recomendado que, sempre que possível, você opte por subir pelas escadas, quando estiver em algum local com esse recurso. Essa atividade provoca o alongamento dos músculos da panturrilha, fazendo com que o sangue flua até os dedos do pé.
Se você não tem nenhum problema de saúde que contraindique seu uso, a pimenta pode ser uma grande aliada para fugir dos problemas de má circulação, pois possui propriedades vasodilatadoras e estimula o fluxo sanguíneo. Ela também ajuda nos níveis de colesterol e a baixar a pressão arterial.
Cuidar da saúde diariamente por meio de hábitos saudáveis e uma rotina ativa é muito benéfico para inúmeras questões. Entretanto, manter seus exames em dia e visitar o médico sempre que necessário é a melhor forma de prevenir não só a má circulação, mas também os problemas que o agravamento dela possam causar.
Fumar traz uma série de problemas para a saúde, entre eles, a má circulação. Além da nicotina danificar as paredes arteriais, fumar contrai os vasos sanguíneos e favorece o surgimento de doenças pulmonares.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, e os problemas mais comuns relacionados a ela, como a má circulação, chegam a atingir mais de 80% da população.
O diagnóstico precoce é fundamental para que bons resultados sejam obtidos no tratamento, por isso, é inegociável que haja um acompanhamento responsável, com profissionais capacitados e tecnologia de ponta.
O Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular surgiu para possibilitar o cuidado e acompanhamento completo das doenças vasculares. Temos um time especializado de profissionais e todos os recursos necessários para te possibilitar o melhor acompanhamento.
Se você está em Brasília ou Entorno, clique no link abaixo e agende sua avaliação!
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h