Dentre as tecnologias diagnósticas mais usadas na identificação e tratamento de problemas circulatórios, temos o exame ecodoppler vascular. Você já ouviu falar dele?
Com uma grande versatilidade e trazendo outros benefícios notórios, esse procedimento está presente em inúmeras abordagens na área de angiologia e cirurgia vascular e, se você passar por tratamento com essa especialidade, é possível que, em algum momento, precise fazer esse exame.
Para que você fique mais tranquilo, caso receba essa indicação e entenda por que o médico solicitou essa avaliação, vamos mostrar neste artigo como funciona o ecodoppler vascular, quais os seus objetivos e por que ele é tão importante.
O que conhecemos como ecodoppler vascular é resultado de duas tecnologias diagnósticas em um mesmo procedimento, sendo estas a ecografia (ou ultrassonografia), que se baseia na emissão de ondas sonoras ultrassônicas, e a técnica doppler, responsável por avaliar o fluxo sanguíneo.
A aplicação do exame é feita por meio de um aparelho conhecido como ecógrafo. A partir do seu uso, há a possibilidade de obtenção de imagens, visando avaliar a condição de veias e artérias, bem como o fluxo sanguíneo em seu interior, para detectar possíveis anormalidades.
Entre outros benefícios, o ecodoppler vascular:
Veja também: Quando ir ao angiologista?
Esse exame é utilizado para avaliar o fluxo sanguíneo do paciente nas mais diversas regiões do corpo, em especial nos membros inferiores.
O ecodoppler vascular permite detectar problemas, como:
Sendo um procedimento indolor e não invasivo, ele pode ser realizado em pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos, sendo este outro benefício notório do ecodoppler vascular.
Veja também: Trombose nos braços: diagnóstico e tratamento!
Agora que já entendemos o que é, como é feito e para que serve o ecodoppler vascular, vamos nos aprofundar mais nas diferentes variações desse exame e quais doenças podem ser diagnosticadas por meio dele!
O ecodoppler dos membros superiores ou inferiores tem a função de analisar a circulação nas veias e artérias dos braços ou das pernas, na intenção de encontrar possíveis coágulos e evitar complicações mais severas, como a trombose.
O exame é indicado em casos de inchaços ou dores, por exemplo, para averiguar qual a fonte desses problemas.
Nos membros inferiores, a principal indicação costuma ser para investigação de quadros de varizes e suspeitas de trombose.
Veja também: Linfedema nas Pernas: principais sintomas e como tratar!
Esse é um doppler usado em casos de insuficiência intestinal, normalmente em pacientes que reclamam de dores abdominais sem explicação. Tais complicações podem ser sinal de uma anormalidade na circulação de sangue nos intestinos.
Também é usado em casos de difícil controle da pressão arterial, na pesquisa de placas de gordura nas artérias renais.
Veja Também: Dor nas pernas pode ser varizes?
As artérias carótidas estão localizadas na região do pescoço e são analisadas por meio do doppler de carótidas e vertebrais. Esse exame é o padrão ouro (quer dizer, o melhor) para o diagnóstico e acompanhamento de problemas nessas artérias.
Aorta é o nome dado ao principal vaso sanguíneo do corpo humano, e para ele, existe o doppler de aorta ilíaca. Ele pode ser útil para a avaliação de obstruções e dilatações arteriais, além de contribuir para o tratamento.
A veia cava inferior é um vaso sanguíneo abdominal de grande calibre. O exame de ecodoppler pode auxiliar e monitorar problemas de trombose, que é um dos principais tipos de problemas vasculares.
Veja também: Prisão de Ventre e Varizes: Existe relação?
Problemas vasculares? Procure a IACV!
Como você pode notar nesse conteúdo, diversas são as comorbidades que podem ser diagnosticadas e tratadas por meio do ecodoppler vascular, e esse é apenas um dos exames possíveis para problemas vasculares.
Para prevenir-se contra essas complicações, é fundamental realizar exames de rotina para garantir que sua saúde esteja em dia. Para isso, conte com o Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV)!
Com vários anos de experiência na área e uma equipe preparada, estamos sempre prontos para prestar todo o auxílio que você possa precisar.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação e vir cuidar da sua saúde vascular conosco!
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h