Muitos fatores podem causar (ou piorar) os problemas vasculares, como o sedentarismo, a má alimentação, o tabagismo e a obesidade.
Mas um desses fatores é provável que você desconheça: sabia que os problemas vasculares aumentam no verão? Isso mesmo!
Se você quer aproveitar a estação mais quente do ano sem pôr em risco a saúde circulatória, não perca as dicas deste artigo! “
Algumas condições relacionadas ao verão podem favorecer o surgimento de problemas circulatórios ou vasculares, ou mesmo piorar quadros já existentes. Conheça algumas delas:
Permanecer sentado por muito tempo prejudica o fluxo sanguíneo nas pernas, o que é comum em longas viagens (acima de 4 horas), especialmente de avião (com suas poltronas apertadas). Os longos períodos de imobilidade e o relaxamento dos músculos nessas situações reduzem a circulação do sangue, aumentando o risco de problemas vasculares.
Veja também: Doenças vasculares periféricas: tipos, causas, sintomas e tratamentos
Que os raios ultravioleta do sol podem aumentar o risco de câncer de pele todo mundo já sabe. Mas sabia que eles também podem prejudicar as varizes e vasinhos, piorando as condições das veias e causando mais problemas nas veias? Isso mesmo!
A exposição prolongada e desprotegida ao sol pode levar a um escurecimento da região das varizes e vasinhos, tornando-os ainda mais visíveis, além de pequenas hemorragias internas, por microrrupturas das veias.
Embora o álcool não provoque necessariamente doenças vasculares, beber em excesso pode agravar sintomas como inchaço e retenção hídrica. Além disso, caso você esteja em uso de alguma medicação, o excesso de idas ao banheiro, provocado pelo consumo de cerveja, pode prejudicar os efeitos.
O consumo excessivo ou frequente de aperitivos gordurosos ou com muito sódio (sal) – tão comuns nas férias, praias e clubes – podem ser duplamente nocivos para a saúde vascular.
Enquanto os aperitivos gordurosos podem levar ao acúmulo de placas de gordura nos vasos (prejudicando o fluxo), o excesso de sal pode enrijecer a parede dos vasos, elevando a pressão arterial.
As altas temperaturas, típicas do verão, acabam provocando vasodilatação, sendo um dos porquês dos problemas vasculares aumentarem no verão.
Essa dilatação das veias gera uma sensação de cansaço e “peso nas pernas”, causando grande desconforto para o indivíduo.
Agora que você já entendeu por que os problemas vasculares aumentam no verão, deve estar se perguntando o que você pode fazer para se proteger nessa estação, certo?
Então confira algumas dicas:
Por mais que seja impossível estar imune ao calor e ao sol no verão – especialmente durante as viagens – há alguns cuidados que você pode tomar, como:
É importante que você beba bastante água nos dias mais quentes. Isso pode ajudar a diminuir o inchaço e a retenção hídrica. Só evite se hidratar à custa de bebidas industrializadas, ricas em açúcar ou alcoólicas. Prefira sucos naturais, chás gelados ou simplesmente água.
Uma alimentação nutritiva pode ajudar a controlar seu peso, reduzir a inflamação, diminuir a pressão arterial e o colesterol, melhorando assim a saúde vascular em geral.
É bom investir em frutas in natura (ricas em fibras e água), grãos integrais, carnes magras e laticínios com baixo teor de gordura.
Deitar-se com as pernas suspensas, ao menos uma vez ao dia, estimula o sangue a retornar das extremidades para o coração.
A elevação das pernas pode assim reduzir a dor e o edema. Apoie suas pernas em algumas almofadas e fique assim pelo tempo que conseguir.
Apesar de serem, sim, muito úteis todas as dicas listadas acima, elas podem não ser suficientes para evitar problemas vasculares ou mesmo seu agravamento.
Por isso, caso você esteja apresentando algum sintoma vascular (varizes, inchaço nas pernas, dores constantes nas panturrilhas), tenha histórico de problemas vasculares (próprio ou familiar) ou pertença a algum grupo de risco, é muito importante contar com o acompanhamento de um angiologista/cirurgião vascular.
As orientações desse profissional podem evitar o surgimento ou tratar precocemente eventuais problemas nos vasos sanguíneos.
Uma das características mais perigosas dos problemas vasculares é que muitos deles são “silenciosos”, ou seja, só dão sinais quando já estão em um estado avançado ou grave.
Veja a seguir possíveis consequências de não tratá-los:
As varizes são veias dilatadas e tortuosas, que podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nas pernas. Apesar de não serem, em princípio, uma condição grave, se não forem tratadas podem causar grandes desconfortos ou levar a situações de risco de vida, como no caso da trombose, que veremos adiante.
A trombose ocorre quando coágulos de sangue se formam em algum vaso, podendo bloquear o fluxo sanguíneo naquela região ou mesmo se soltar, viajar pela corrente sanguínea e se alojar nos pulmões, por exemplo, o que traz grande risco, inclusive de vida.
A aterosclerose é a redução do fluxo sanguíneo provocada pela formação de placas de gordura no interior dos vasos. Esse tipo de bloqueio pode levar a problemas graves, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), doença arterial obstrutiva periférica (aterosclerose nas artérias das pernas).
Um aneurisma refere-se a um enfraquecimento das paredes dos vasos, levando a inchaço ou distensão.
A maioria dos aneurismas não apresenta sintomas e são perigosos. Entretanto, em estágios mais graves, podem se romper, levando a hemorragia, com risco à vida.
O sistema linfático inclui uma extensa rede de vasos e gânglios linfáticos que ajuda no funcionamento do sistema imunológico.
Um linfedema é um acúmulo anormal de líquido nos vasos linfáticos, levando a inchaços e perda de função desse sistema.
O problema conhecido como “pé diabético” é uma das possíveis consequências do diabetes não controlado. Ocorre quando o excesso de glicose afeta a função dos nervos e da circulação das pernas e pés, causando formigamento, reduzindo a sensibilidade e dificultando a cicatrização de ferimentos.
Com isso, a pessoa pode demorar a perceber a presença de lesões e estas podem demorar a se curar, elevando o risco de complicações e até amputações.
A erisipela é uma infecção bacteriana que afeta as camadas mais superficiais da pele, sendo causada pelos estreptococos do grupo A. Os sintomas de erisipela geralmente surgem de repente e são frequentemente acompanhados de febre, calafrios e tremores.
—————————–
Como vimos, os problemas vasculares podem aumentar no verão, mas com os cuidados certos, é possível aproveitar a estação sem colocar sua saúde e bem-estar em risco.
Para prevenir ou tratar problemas como varizes, trombose, pé diabético ou outros relacionados à saúde vascular, considere o Instituto de Angiologia e Saúde Vascular (IACV).
Somos referência em cuidados vasculares, contando com um time de profissionais experientes e atenciosos, além de dispor das mais modernas tecnologias para que você tenha o melhor cuidado possível.
Clique no link abaixo para agendar seu atendimento conosco!
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h