Aterosclerose e arteriosclerose: existe diferença? Quais os riscos?

11 de agosto de 2023

Autor: eixodigital

No Brasil, as doenças cardiovasculares –– conjunto de doenças que afetam o coração e seus vasos sanguíneos –– são as principais causas de morte, com cerca de 300 mil pessoas sofrendo infarto por ano, dos quais quase 100 mil perdem a vida, segundo o Ministério da Saúde.

Quando se fala em problemas circulatórios, dois termos são muito frequentes: aterosclerose e arteriosclerose; condições relevantes não só para a saúde do coração, mas que também podem favorecer a ocorrência de problemas vasculares, como trombose e o acidente vascular cerebral – AVC.

Para sanar as dúvidas que surgem sobre aterosclerose e arteriosclerose, neste artigo vamos explicar as diferenças entre elas e quais os seus riscos.

Boa leitura!

O que é aterosclerose?

A aterosclerose é uma condição caracterizada pela redução do espaço interno das artérias, devido ao acúmulo progressivo de placas –– geralmente de gordura ou cálcio –– nas paredes das artérias. 

Essas  placas, conhecidas como ateromas (daí o termo aterosclerose), têm a capacidade de, com o passar do tempo, estreitar ou bloquear, totalmente ou parcialmente, o fluxo sanguíneo nas artérias, levando a enormes riscos, como de infarto agudo do miocárdio.

As causas mais comuns para o acúmulo de placas obstrutivas são o colesterol alto, alimentação rica em açúcar, sal e gorduras. 

Abaixo, listamos os principais fatores de risco para o desenvolvimento da aterosclerose: 

✅ Sedentarismo;

✅ Tabagismo;

✅ Hipertensão arterial;

Diabetes;

✅ Obesidade;

✅ Idade avançada;

✅ Histórico familiar;

✅ Gênero, sendo que os homens têm maior risco que as mulheres (até a menopausa).

A condição é, muitas vezes, assintomática em seus estágios iniciais. Porém, à medida que as placas se acumulam, é comum sentir dor no peito, falta de ar, fadiga, palpitações, fraqueza muscular e tonturas. 

>>> Veja também – Os benefícios das atividades físicas para a saúde vascular

O que é arteriosclerose?

Apesar dos termos serem semelhantes, a arteriosclerose ocorre quando as artérias se tornam mais espessas e rígidas, o que prejudica o fluxo sanguíneo. Em um estado saudável, as artérias são flexíveis e elásticas, permitindo que o fluxo aconteça normalmente. 

Esta condição é considerada multifatorial, mas geralmente é associada aos seguintes fatores:

✅ envelhecimento;

✅ aterosclerose;

✅ diabetes;

✅ depósito de cálcio nas paredes arteriais;

✅ lesões e inflamações crônicas das artérias;

✅ mudanças estruturais nas fibras musculares e no tecido conjuntivo das artérias. 

Além desses fatores, o tabagismo, a pressão alta, os níveis elevados de colesterol e triglicerídeos, a resistência à insulina e a obesidade também podem contribuir para o desenvolvimento da arteriosclerose. 

Os sintomas variam de acordo com as artérias afetadas e o grau de comprometimento do fluxo sanguíneo, sendo geralmente muito discretos nas fases iniciais. 

Em geral, os sintomas são muito parecidos aos da aterosclerose, como dor no peito, falta de ar e tonturas. 

>>> Saiba mais – Problemas vasculares e cardiovasculares: conheça as diferenças!

Quais os riscos envolvidos?

A aterosclerose e a arteriosclerose são condições perigosas, que podem desencadear uma série de complicações em diversos órgãos e tecidos, resultando em consequências que podem ser realmente graves para a saúde. 

Entre os problemas, destacam-se:

1. Problemas cardiovasculares

Infarto do miocárdio: bloqueio total ou parcial de uma artéria coronária, devido à presença de placas ateroscleróticas, o que pode levar à falta de oxigênio no coração, morte do tecido muscular, com consequente risco de  morte.

Doença arterial periférica: estreitamento arterial das pernas e dos braços que pode causar dor ao caminhar ou aos movimentos dos braços, também chamada de claudicação, e aumentando o risco de úlceras e amputações.

Angina: estreitamento das artérias, que reduz o fluxo sanguíneo para o coração, causando dor no peito, em geral durante esforços físicos;

Arritmias: o suprimento de sangue para o músculo cardíaco pode ser afetado, levando a alterações no ritmo cardíaco. 

Veja também: Telangiectasias: O que são, Causas, Sintomas e Tratamento

2. Problemas neurológicos

Acidente vascular cerebral (AVC): a formação de pequenos trombos nas artérias cerebrais pode interromper o fluxo sanguíneo para o cérebro em pequenos ou até extensos segmentos cerebrais.

Declínio cognitivo: o comprometimento do fluxo sanguíneo cerebral pode afetar a memória e a capacidade de raciocinar, sendo chamada de demência vascular.

Complicações neurológicas focais: dependendo das artérias afetadas, é possível que haja perda de sensibilidade, fraqueza e até mesmo paralisia em algumas partes do corpo.

3. Problemas vasculares 

Trombose arterial: placas formadas principalmente por colesterol podem se romper com maior facilidade e levar a formação de trombose que podem ocluir segmentos arteriais aumentando o risco de isquemias.

Embolia arterial: Ocorre quando placas ateroscleróticas ou coágulos se soltam e se deslocam para outras partes do corpo através da corrente sanguínea, bloqueando vasos menores. A segunda causa de AVC isquêmico é a aterosclerose ou formação de placas nas carótidas.

Isquemia: caracterizada pela redução do fluxo sanguíneo nos tecidos e órgãos. 

Para terminar, vale destacar que mudanças saudáveis no estilo de vida são recomendadas tanto no tratamento quanto na prevenção da aterosclerose e arteriosclerose. Medidas como manter uma dieta saudável, praticar exercícios físicos regulares, não fumar e controlar o estresse são recomendadas. 

Além disso, manter uma rotina de consultas médicas e exames regulares é fundamental para que esses riscos sejam prevenidos ou identificados precocemente e, assim, sejam tratados.

————————–

O Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV) é referência em cuidados vasculares, como no tratamento de varizes e trombose, e conta com o que há de mais moderno em tecnologias, além de um time de profissionais experientes e atenciosos.

Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo e venha cuidar da sua saúde vascular conosco!

Quero agendar minha consulta no IACV

Últimas do AngioBlog

O que pode causar coágulos sanguíneos?

O que pode causar coágulos sanguíneos?

O corpo humano possui processos complexos, que garantem nossa saúde e bem-estar. Um desses processos é a chamada coagulação sanguínea. …

LER MAIS
Mulher com mãos levantadas, com dúvida.

Sua saúde vascular é boa? Como saber?

A circulação desempenha um papel de extrema importância em nossa qualidade de vida, influenciando inclusive na prevenção de uma infinidade…

LER MAIS

Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial

No Brasil, a hipertensão arterial é uma condição de saúde que afeta milhões de pessoas e representa um desafio para…

LER MAIS

Recomendados do AngioBlog

Médica conversando com idosa.

Cirurgia Para Varizes: Como Funciona e Vantagens

A cirurgia para varizes é uma forma de se tratar o problema – procedimento pelo qual se faz a remoção da…

LER MAIS
alimentos para melhorar a circulação sanguínea

Alimentos Para Melhorar a Circulação Sanguínea

Consumir alimentos que melhoram a circulação sanguínea e atividades física regulares, são fundamentais para uma boa saúde vascular e se…

LER MAIS
Médico segurando estetoscópio.

Problemas Vasculares e Sintomas

Os problemas vasculares atingem cerca de 40% da população, desencadeando diferentes doenças. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e…

LER MAIS

Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente.

Endereço

SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, L2 Sul, Brasília DF. CEP 70200-740

Segunda a sexta – 8h as 18h
Sábados - 8h as 12h
Powered By:
Resultados de exames