10 de fevereiro de 2023
Autor: Dr. Geraldo Felipe Neto
O tratamento da veia safena com laser é considerado um dos maiores avanços na área da cirurgia vascular, já que trouxe inúmeros benefícios para o paciente, como mais conforto, segurança e praticidade.
Mas você sabe como é feito esse tipo de procedimento e quais são todas essas vantagens?
Logo abaixo você confere as informações mais importantes sobre o tratamento da veia safena com laser, o que será muito útil caso você (ou alguém próximo) tenha esse tipo de problema.
Confira!
Cada ser humano possui quatro veias safenas, sendo duas em cada perna. Uma delas se estende do tornozelo até a virilha (safena magna ou grande safena) e a outra vai do tornozelo até a região posterior do joelho (safena parva ou pequena safena), passando pela panturrilha.
Essas veias são responsáveis por levar o sangue de nossos pés, pernas e coxas até o sistema venoso abdominal e posteriormente até o coração. Lembrando que as safenas não se conectam diretamente ao nosso coração.
Assim como outras veias, as safenas também podem apresentar problemas que prejudiquem o retorno venoso. Geralmente isso acontece na forma de um refluxo, ou seja, em vez do sangue subir pela veia (rumo ao coração), ele desce. Isso ocorre por conta de um dano degenerativo nas válvulas e nas paredes da veia. Com isso, o sangue se acumula principalmente nas regiões abaixo dos joelhos, dilata as veias e forma as varizes.
Entre os principais sinais e sintomas dessa alteração, temos:
Conheça os tratamentos para varizes!
Essa redução na capacidade da veia safena em realizar sua função é classificada como uma insuficiência venosa crônica.
A partir desse diagnóstico – e considerando outros fatores – o angiologista/cirurgião vascular vai avaliar as possibilidades de intervenção para o paciente, sendo que uma das mais efetivas é o tratamento da veia safena com laser.
Saiba mais: Quando procurar um médico vascular?
Antes do surgimento do tratamento a laser para safena, o procedimento era feito por meio da chamada safenectomia, que consistia em arrancar a veia para eliminar o problema.
Na safenectomia, são feitas duas incisões na perna do(a) paciente; uma no início da veia safena (na virilha) e outra próximo ao joelho ou ao tornozelo. Por esses acessos, a veia é seccionada (cortada) nesses dois pontos e, com o auxílio de instrumentos específicos, é removida com auxílio de cabo de aço.
Essa técnica, apesar de apresentar bons resultados na maioria dos casos, é considerada muito invasiva pois, como vimos, envolve cortes e arrancamento, além de um pós-operatório restritivo para o(a) paciente por cerca de um mês após o procedimento.
Além disso, por mais que seja considerado seguro, como todo procedimento cirúrgico envolve riscos, como o risco de infecção, lesões de nervo da perna, levando a sintomas como dores persistentes, formigamento ou pontadas e a altas taxas de recidiva de varizes grossas.
Veja também: Doenças vasculares periféricas: tipos, causas, sintomas e tratamentos
Já a cirurgia a laser representa uma grande revolução, trazendo maior conforto, segurança, simplicidade e rapidez ao procedimento, e com melhores resultados.
O tratamento da veia safena com laser é feito da seguinte maneira:
Veja também: Angiologista ou cirurgião vascular: qual médico procurar para tratar problemas circulatórios?
Agora que você já conhece as principais diferenças entre o tratamento convencional e o tratamento da veia safena com laser, confira as principais vantagens que essa nova técnica trouxe:
Se você (ou alguém próximo) tem tido problemas com varizes e quer tratá-las pelas mais modernas técnicas do mercado – como a técnica a laser –, com profissionais experientes e atenciosos, o Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV) é sua melhor opção.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar seu atendimento conosco.
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h