Cerca de 25% da população brasileira é obesa, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada em 2020. Uma das complicações dessa doença pode ser as varizes.
A partir da junção dessas duas condições, é comum que uma dúvida surja: pessoas obesas podem tratar varizes ou precisam emagrecer primeiro?
Pensando nessa pergunta, elaboramos esse conteúdo, para que você entenda qual é a relação entre a obesidade e varizes e como funcionam os tratamentos para os vasos defeituosos nesses casos.
Boa leitura!
Antes de saber se pessoas obesas podem tratar varizes, vamos entender como essas duas condições se relacionam.
Quando uma pessoa apresenta um quadro de obesidade, a gordura corporal passa a pressionar o sistema vascular, fazendo com que o sangue tenha mais dificuldade de realizar o seu trajeto de volta ao coração.
O sangue fica então represado, sobretudo nas veias das pernas, sobrecarregando o sistema venoso, o que leva a um aumento da pressão venosa. Como as veias não conseguem suportar essa pressão, suas paredes se dilatam e surge a insuficiência venosa crônica (varizes). Ou seja, a obesidade não é a causa direta das varizes, mas sim de dificuldades para circulação sanguínea, o que acaba levando às varizes.
Isso faz com que pessoas nessa condição tenham uma tendência maior a desenvolver veias defeituosas, com quadros mais graves e mais chances de complicações.
>>> Veja também: Soluções que NÃO funcionam para tratar varizes
Você já sabe como a obesidade é uma condição propícia para o surgimento das varizes. Agora vamos entender como funcionam os tratamentos nesses casos.
É importante frisar que, apesar de ser possível a realização de qualquer procedimento vascular em pessoas obesas, esse quadro pode trazer maiores desafios técnicos ao cirurgião vascular e maior risco de complicações, principalmente no caso de procedimentos cirúrgicos em pessoas com IMC muito elevado.
Isso porque é necessário atravessar a camada adiposa para chegar às veias que serão tratadas, o que torna o procedimento mais complexo. Além disso, a obesidade traz consigo um quadro de inflamação crônica e sistêmica, aumentando os riscos de complicações pós-operatórias, como infecções e trombose.
A mobilidade do paciente obeso, que já é reduzida, tende a ficar ainda mais, por conta do procedimento, o que também representa um risco.
>>> Veja também: 7 riscos de adiar seu tratamento de varizes!
Veja também: Tratamento para varizes
Veja também: Telangiectasias: O que são, Causas, Sintomas e Tratamento
Os riscos apresentados acima não significam que pessoas obesas não possam tratar varizes, mas que todo o processo, desde as primeiras consultas, requer mais cuidado.
Em casos mais graves, nos quais as varizes já desenvolveram úlceras ou trombos, a cirurgia é recomendada, ficando a cargo do angiologista/cirurgião vascular estudar e apontar a melhor forma de tratar o paciente.
Assim como no caso apontado acima, quando o paciente possui dificuldade para emagrecer, alternativas também devem ser buscadas, através de procedimentos menos invasivos, como a cirurgia a laser.
Porém, estamos falando de casos mais extremos; caso contrário, o recomendado é que o paciente perca peso para que o tratamento possua mais eficácia, já que, por conta do sobrepeso:
Veja também: Doenças vasculares periféricas: tipos, causas, sintomas e tratamentos
Se o seu angiologista/cirurgião vascular recomendou que o ideal é que você perca peso primeiro, para depois tratar as varizes, algumas dicas podem te ajudar nesse processo:
>> Veja também: Quais alimentos fazem bem para a circulação?
———————————
Como você viu, pessoas obesas podem tratar varizes, mas é necessária uma avaliação individualizada com o angiologista/cirurgião vascular, que vai definir a relação risco-benefício e determinar a necessidade ou não de perda de peso.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno e deseja ter a melhor indicação de como tratar as suas varizes, conheça o Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular, referência nos cuidados com a saúde vascular e uma ótima opção para tratar as varizes.
Clique no link abaixo para agendar sua avaliação e venha cuidar da sua saúde conosco!
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h