11 de janeiro de 2024
Autor: Dr. Geraldo Felipe Neto
Quando comparado a outros procedimentos, o tratamento a laser para varizes é uma abordagem segura, moderna e menos invasiva para lidar com esse problema vascular.
Ainda assim, ainda existem muitas dúvidas sobre essa opção, que fazem com que pessoas que poderiam se beneficiar desse tratamento acabem deixando de fazê-lo.
Por isso, listamos abaixo alguns dos principais mitos e verdades sobre o tratamento a laser para varizes. Confira!
.
Entre as principais dúvidas sobre o tratamento a laser para varizes estão questões como a eficácia do procedimento, suas indicações, o período de recuperação, a formação de cicatrizes e os custos envolvidos. Vamos explicar cada um deles em mais detalhes a seguir:
.
❌ Mito. Embora o tratamento a laser para varizes seja uma opção eficaz para muitos pacientes, a sua eficácia pode variar de acordo com a gravidade, a extensão das varizes e as características individuais de cada paciente.
No entanto, com a realização de mais de uma aplicação e com a correta indicação do melhor tipo de tratamento, por parte do angiologista/cirurgião vascular, é possível obter resultados excelentes em praticamente todos os tipos de casos.
>>> Veja também: Laser transdérmico para varizes: principais dúvidas sobre tratamento
.
❌✅ Depende. É fato que a percepção da dor durante o tratamento a laser para varizes pode variar de pessoa para pessoa, mas, em geral, o que a grande maioria das pacientes relatam sentir é apenas um leve desconforto durante o procedimento.
Isso porque os aparelhos de laser possuem ajustes, e cada paciente tem uma tonalidade de pele e tipos diferentes de varizes; logo, o ajuste fino feito por um médico qualificado reduz significativamente a dor.
É importante citar que trata-se de um tratamento não invasivo e que técnicas de resfriamento do local de aplicação reduzem sensivelmente o desconforto.
.
❌✅ Depende. É possível tratar varizes de praticamente todos os calibres – inclusive a safena – por meio do laser, no entanto alguns casos são mais complexos e possuem outras abordagens mais eficazes.
Apenas o especialista em varizes – habilitado para trabalhar com lasers – será capaz de fazer a indicação do melhor tratamento que poderá ser inclusive a associação de técnicas.
.
✅ Verdade. Quando as varizes são tratadas, elas são destruídas e reabsorvidas pelo corpo. Não voltam a funcionar.
Porém, muitos profissionais e pacientes confundem, achando que por terem sido eliminadas, não apareceram novas varizes. Isso é um Mito! Ao longo da vida é esperado que novas varizes se formam.
A maioria dos fatores de risco não podem ser tratados ou modificados, como ser do sexo feminino, predisposição genética e gravidez prévia. O ideal é que as consultas com o angiologista / cirurgião vascular sejam feitas no máximo a cada 2 anos e assim que novas varizes surjam, se proceda o tratamento. Com isso, é possível manter as pernas lindas e saudáveis.
>>>> Veja também: Cirurgia para varizes: Como Funciona e Principais Vantagens
.
✅ Verdade. Os pacientes já podem retornar às suas atividades normais logo após o tratamento à laser, mas é sempre importante lembrar de seguir à risca as instruções do médico, como evitar a exposição ao sol.
.
✅ Verdade. Quando bem indicado, o tratamento a laser para varizes é um procedimento altamente seguro para todas as pessoas.
No entanto, vale citar que, em algumas situações, ele pode não ser recomendado, como em casos de gravidez, presença de infecções na área tratada, problemas circulatórios graves, entre outros.
.
❌ Mito. Embora o tratamento a laser seja considerado seguro e minimamente invasivo, podem ocorrer efeitos colaterais, como manchas na pele, principalmente nos casos em que o procedimento não foi bem indicado ou quando o profissional não tem um perfeito domínio da tecnologia.
.
❌ ✅ Depende. Em geral, o tratamento a laser para varizes é considerado menos propenso a causar marcas visíveis na pele, em comparação a procedimentos cirúrgicos mais invasivos, mas é importante levar em consideração alguns fatores, como a resposta de cada paciente, a correta indicação do tipo de procedimento e também a habilidade do profissional que vai realizar o procedimento.
.
❌ ✅ Dependente. Tratamentos a laser podem ter um custo mais elevado que a escleroterapia, por exemplo, mas consideravelmente inferior à cirurgia de retirada de varizes.
No entanto, a avaliação do custo-benefício de determinado tratamento deve envolver muito mais que apenas valores financeiros, já que procedimentos menos eficientes, que te obriguem a repeti-lo outras vezes, pode tornar o custo final maior.
.
✅ Verdade. Não há uma estação específica que seja considerada mais ou menos adequada para o tratamento a laser, mas há pacientes que preferem optar por épocas com temperaturas mais amenas, devido à necessidade de proteção da pele da exposição solar excessiva e a necessidade de vestimenta para cobrir a área tratada, por exemplo.
————————————
A melhor forma de saber se o tratamento a laser para varizes é a melhor opção para você é fazendo sua avaliação com um angiologista/cirurgião vascular, especializado nesse tipo de tratamento.
No Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV), você encontra especialistas renomados e com muita experiência nas técnicas mais modernas de tratamento de varizes, como os procedimentos a laser.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação e vir tratar suas varizes aqui conosco!
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h