As varizes são veias dilatadas e tortuosas, que podem ser vistas e sentidas sob a superfície da pele. Elas estão presentes em mais de 30% da população, mas, mesmo assim, muitas pessoas ainda ignoram este problema e os diversos riscos de não tratá-las.
Entre esses riscos estão desde incômodos – como dores leves e “peso nas pernas” – até riscos mais graves, alguns até com risco de vida.
Neste artigo você vai descobrir os riscos de não tratar as varizes e, principalmente, como se manter protegido desses perigos.
Boa leitura!
Veja também: Linfedema nas Pernas: principais sintomas e como tratar!
As varizes são uma condição tão comum que muita gente nem as consideram uma doença, mas elas são. Apesar do grande prejuízo estético que elas provocam, as varizes são uma doença venosa.
Trata-se de uma incapacidade dos vasos – especialmente de membros inferiores – em trabalharem adequadamente, no sentido de fazer o retorno do sangue para o coração, por um problema nas válvulas venosas responsáveis por essa circulação.
Veja Também: Dor nas pernas pode ser varizes?
Mas, é claro, que algumas pessoas possuem certos fatores que contribuem para o surgimento das varizes, questões genéticas e até a idade, como você verá abaixo.
Existem alguns cenários que podem ser um gatilho para o surgimento de varizes. Confira os principais a seguir:
Quando as varizes não são tratadas – em tempo nem adequadamente – o sangue continua a acumular-se nas veias e, com o decorrer do tempo, a situação vai piorando gradativamente.
Os riscos ao não tratar as varizes podem colocar você em algumas condições de maior ou menor risco, como:
Quando as veias varicosas ficam sem tratamento, elas tendem a ser progressivamente danificadas, o que acaba por agravar os quadros de inchaço e dor, principalmente nas panturrilhas.
Com o tempo, as varizes não tratadas tendem a ir progressivamente agravando o sintoma de “peso” e incômodo nas pernas.
No longo prazo, o incômodo aumenta durante o período de repouso, melhorando após caminhadas.
Além disso, para pessoas que, por conta da profissão, precisam permanecer longos períodos de pé, também acabam apresentando um incômodo importante.
As varizes não tratadas podem favorecer o surgimento de feridas e infecções na pele, como a erisipela, com eventual surgimento de hemorragias espontâneas e dificuldade de cicatrização.
As varizes não tratadas abrem a porta para outras condições, tais como a trombose venosa profunda, coágulos sanguíneos e, em último caso, até embolia pulmonar, elevando muito os riscos para a saúde e a vida do(a) paciente.
No passado, os tratamentos para as varizes eram invasivos, com um pós-operatório desconfortável, demorado e com resultados nem sempre eficazes. Contudo, a tecnologia na área da angiologia evoluiu muito, e os tratamentos de hoje são mais seguros, rápidos, confortáveis e menos invasivos.
Os principais tratamentos para as varizes são:
Você tem algum desses sintomas? Mesmo que os sinais das varizes ainda sejam leves ou moderados, ignorá-los só irá aumentar os seus problemas mais tarde.
Ficou com dúvidas e deseja saber mais? Entre em contato conosco. Nós, do Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV), somos especialistas em problemas vasculares e estamos prontos para oferecer o melhor tratamento para seu caso.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação conosco!
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h