A segunda onda do novo coronavírus no Brasil, covid-19, resultou em aumento do número de casos de trombose e embolia pulmonar. Logo, houve aumento na prescrição de anticoagulantes tanto para o tratamento dos tromboembolismos quanto para a sua profilaxia (para evitar as tromboses venosas e arteriais).
O resultado do aumento do uso de anticoagulantes é o aumento dos casos de sangramentos. A maioria dos casos são sangramentos discretos, chamados de menores, como: sacramento gengival, nasal, urinário, intestinal e aumento do fluxo menstrual. Porém, os sangramentos maiores também estão acontecendo, como: acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC), sangramentos intestinais e urinários com grande volume e sangramentos após trauma.
O fato é que os anticoagulantes não são medicamentos isentos de risco. Estar atendo aos fatores de riscos de sangramentos maiores é fundamental na tomada de decisão. Em clínicas de angiologia e cirurgia vascular o seu uso é corriqueiro e sendo indicado corretamente os benefícios superam muito os riscos.
Laser Transdérmico Em Brasília-DF
E caso você esteja usando anticoagulantes:
– Informe sua família sobre seu uso;
– Comunique sempre o uso da medicação aos médicos ou dentistas;
– Não use medicações por conta própria, pois podem ocorrer interações medicamentosas;
– Tenha junto com a sua identificação a informação que utiliza essa medicação (p. ex. como uma tampa da caixa do medicamento);
– Caso o fluxo menstrual esteja aumentado, faça acompanhamento conjunto com seu ginecologista;
– Evite se expor à traumas, como pisos molhados, subir em telhados …
– Evite esportes que possam resultar em trauma, como futebol, vôlei, bike, boxe …
– Tenha cuidado até em lavar a louça, pois pequenos cortes podem demorar parar de sangrar, necessitando de atendimento médico.
Em caso de traumas ou se surgirem quaisquer sintomas alheios à sua doença, como dor de cabeça, tórax e abdome, procure um pronto socorro. O atendimento precoce é fundamental no cuidados das complicações pelo uso de anticoagulantes.
Caso tenha tido uma trombose ou embolia pulmonar mantenha o acompanhamento com seu angiologista ou cirurgião vascular.
Nunca utilize os anticoagulantes sem acompanhamento médico.
Em caso de dúvidas, marque sua consulta!
E lembre-se:
Ame-se, Cuide-se! Só assim você poderá cuidar melhor daqueles que te amam.
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h