Os inchaços nas pernas podem piorar no período de calor e secura.
O sistema circulatório está intimamente relacionado à regulação da temperatura corporal. Em dias frios, nosso sistema circulatório periférico reduz o fluxo sanguíneo conservando o calor corporal. Já nos dias quentes, aumenta a circulação nas extremidades – sendo observado a pele com um tom avermelhado – perdendo calor para o ambiente.
E o que tem isso haver com o inchaço nas pernas? Com a vasodilatação e aumento de fluxo sanguíneo nas pernas, aumenta-se a porosidade vascular e maior quantidade de água se desloca para fora das veias. Quando a capacidade de absorver esses líquidos é ultrapassada, eles se acumulam e nós observamos isso como edema (inchaço).
Você pode estar se perguntando: Por que isso geralmente ocorre a tarde e a noite? Porque a gravidade dificulta o recolhimento da água, logo longos períodos sentado ou em pé facilitam o surgimento do edema que melhora após uma boa noite de sono.
Sim. Com retorno do sangue dificultado pela presença das varizes, o processo de recolhimento dos líquidos é prejudicado. Logo, com mais um fator pendendo a balança para o acumulo dos líquidos nas regiões periféricas, o inchaço piora, vindo junto sintomas como dor, peso e cansaço.
Veja também: Microvarizes: o que são e quais os tratamentos?
Além disso, manter sua saúde vascular em dia não é só estética, é saúde. Faça seu check-up vascular anualmente e trate suas varizes.
Previna-se! Divulgue esse post com familiares e amigos!
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h