10 de março de 2023
Autor: eixodigital
As varizes, apesar de parecerem semelhantes, apresentam diferenças que vão desde seu calibre (diâmetro) até a gravidade do problema e condições clínicas de cada pessoa.
Felizmente, hoje existem inúmeras formas de abordagem para tratá-las. Entre essas opções, uma dúvida recorrente é: laser endovenoso ou cirurgia para tratar varizes: qual seria a melhor opção?
É justamente isso que vamos responder hoje, para que você conheça as diferenças entre esses tipos de tratamento, quando eles são indicados e qual é a melhor opção para seu caso.
Boa leitura!
Fonte: Missouri Vein Specialists
Existem algumas técnicas para se tratar as varizes: por laser (transdérmico e endovenoso), por radiofrequência e pelo método convencional (cirurgia):
O tratamento com laser transdérmico é uma técnica não invasiva, em que se aplica o laser sobre a pele, na região da veia doente. A ação de aquecimento do laser causa uma reação interna na veia, o que faz com que ela seja destruída.
Essa opção é indicada para casos de varizes mais finas e para os vasinhos, que além de serem mais finos, são mais superficiais na pele.
Já o tratamento com laser endovenoso veio para revolucionar o tratamento dos casos de varizes grossas e com acometimento das veias safenas.
É realizado por meio da introdução de uma fibra óptica na veia doente, através de uma punção com agulha. Na ponta dessa fibra óptica é emitido o laser, que é absorvido, aquecendo e danificando as paredes das veias, fazendo com que elas sejam ocluídas.
O procedimento é bastante seguro e eficaz, com baixo risco de complicações e rápida recuperação.
Ele é indicado para o tratamento de varizes de médio e grande calibre e com um pouco mais de profundidade, não sendo possível ser tratadas com escleroterapia ou com laser transdérmico.
O tratamento com laser endovenoso é realizado sob anestesia local. Em muitos casos, o tempo de tratamento reduz muito em comparação à cirurgia convencional e o(a) paciente pode retomar suas atividades normais em poucos dias, sendo que alguns retomam já no dia seguinte ao procedimento.
Nesse tipo de tratamento, é necessária a utilização de meias de compressão, mas por um período bem mais curto: entre 7 a 10 dias.
Conheça os tratamentos para varizes!
O procedimento com radiofrequência é similar ao tratamento com laser endovenoso, porém a tecnologia utilizada para fechar a veia difere do laser e apresenta inúmeras limitações em relação ao laser endovenoso (ou endolaser).
Essa técnica é geralmente indicada para tratar apenas a veia safena “incompetente” e que não tenha calibre muito grande.
Saiba mais? Diferenças entre os tratamentos a laser para varizes
Atualmente a cirurgia convencional de safena (safenectomia) é considerada a última opção para a cura das varizes, feita ocasionalmente apenas se não houver disponível o equipamento de endolaser.
Na safenectomia anterior, são feitas duas incisões na perna do(a) paciente: uma no início da veia safena (na virilha) e outra próximo ao joelho ou ao tornozelo.
Por esses acessos, a veia é seccionada (cortada) nesses dois pontos e, com o auxílio de instrumentos específicos, é removida com o auxílio de um cabo de aço (fleboextrator).
Essa técnica, apesar de apresentar bons resultados na maioria dos casos, é considerada muito invasiva pois, como vimos, envolve cortes, suturas e o arrancamento grosseiro da veia safena, além de um pós-operatório restritivo, doloroso ao caminhar e que leva a um retorno tardio ao trabalho e muito mais tardio para atividade física – podendo chegar a um afastamento de 45 dias.
Além disso, por mais que seja considerado seguro, como todo procedimento cirúrgico envolve riscos, como de hematomas, lesão de vasos linfáticos, infecção e lesões de nervo da perna, que pode levar a sintomas como dores persistentes, formigamento extensos ou pontadas e a altas taxas de recidiva de varizes grossas que chega a 30%.
Após a cirurgia, o paciente é orientado a usar meias de compressão por cerca de 30 dias para ajudar na recuperação e reduzir o inchaço.
Veja também: Varizes voltam?
Agora que você já sabe as diferenças entre o tratamento a laser ou cirúrgico para varizes, fica mais fácil ver qual é a melhor opção. A cirurgia convencional é o último caso, sendo indicada quando não existe a disponibilidade dos equipamentos de laser.
Já os tratamentos a laser são ideais para veias pequenas, médias e até grandes (em casos menos graves) e trazem muitos benefícios, como:
Lembrando que a escolha do tratamento ideal deve ser feita após a análise específica do caso, pelo cirurgião vascular, considerando tanto o problema em si quanto às características de cada paciente.
Nesse sentido, considere o Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACV) como sua opção.
Somos referência em cuidados com a saúde vascular no, contando com as mais modernas tecnologias e um time de profissionais experientes e atenciosos.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar seu atendimento conosco.
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h