Varizes é uma doença crônica em que as veias doentes tornam-se dilatadas e tortuosas, especialmente nas coxas, pernas e pés. Ocorrem quando as válvulas venosas - que direcionam o sangue de volta ao coração - torna-se enfraquecidas e se rompem. Com isso, quando estamos em pé o sangue flui em direção contrária, ou seja, sobrecarregando o sistema venoso pelo acúmulo de sangue nas veias, surgindo as varizes.
As principais causas são genética, idade avançada, obesidade, sedentarismo, hábitos de vida, gravidez e uso de anticoncepcionais.
Além do incômodo estético, ocorre a perda da qualidade de vida por surgir sintomas como dor, peso, cansaço, queimação, inchaço e câimbras nas pernas e as varizes podem até por em risco a sua vida, quando evoluem para trombose venosa profunda e essa para embolia pulmonar; condições graves, que exigem atendimento imediato.
Quanto mais cedo tratar as varizes, melhor. Isso evita que o problema se agrave, além de tornar o tratamento mais simples, com melhores resultados e menor custo.
Agende sua consultaÉ uma excelente alternativa para tratar as varizes reticulares (em forma de rede) ou microvarizes. Ela é realizada através de microincisões (1 mm de diâmetro) no trajeto das varizes previamente demarcadas que são retiradas ou pescadas pela técnica "agulha de crochê".
Dependendo da quantidade de varizes, a microcirurgia de varizes pode ser feita com anestesia local, anestesia local + sedação e até com bloqueio regional (raqui-anestesia).
É indicada nos casos em que o laser transdérmico não é a melhor solução.
Método não cirúrgico e minimamente invasivo. Consiste em injetar uma substância esclerosante no interior da veia, fazendo com que suas paredes se fechem, secando as varizes.
A escleroterapia tradicional utiliza medicamentos esclerosantes na forma líquida, sendo os mais usados a glicose e o polidocanol. É indicado para pequenas varizes e para os vasinhos (telangiectasias).
Já a escleroterapia com espuma, utiliza uma mistura de ar e polidocanol que são agitados até se transformar em espuma. Esse tratamento pode ser utilizado em associação com outros métodos como o laser transdérmico ou sozinho em varizes maiores.
Procedimento rápido, que leva apenas alguns minutos e em geral não requer anestesia.
O laser transdérmico é indicado para vasinhos ou varizes mais finas, inclusive na face. Semelhante a um tratamento de depilação a laser, é aplicado sobre a pele, na região varicosa, o que gera calor e elimina as varizes.
Método sem cortes ou pontos, pode ser feito em clínica, sem necessidade de anestesia, além de evitar sangramentos, não deixar cicatrizes e permitir a retomada rápida das atividades.
O endolaser é considerado uma cirurgia minimamente invasiva, já que é feito pela introdução de uma fibra óptica muito fina na veia doente, via punção com agulha, sem cortes ou pontos. Na ponta dessa fibra óptica é emitido o laser, que é absorvido e aquece a veia, destruindo as paredes e fechando as varizes.
E indicado para vasos de calibre médio a grande e, principalmente, para o tratamento das veias safenas. Dependendo da quantidade de varizes, o endolaser pode ser feito em clínicas devidamente equipadas, com uso de anestesia local. Casos com maior quantidade de varizes, podem ser feitos em ambiente hospitalar com anestesia local + sedação ou raquianestesia + sedação.
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h