17 de janeiro de 2022
Autor: Dr. Geraldo Felipe Neto
A endolaser é um novo tratamento para varizes e a veia safena é um procedimento menos invasivo e não precisa de cortes.
Muitos se lembram que o tratamento de safena a laser tinha um período de pós-operatório de muita dor e desconforto, com longos dias com as pernas elevadas e quase sem poder caminhar, além de estar associado a complicações frequentes.
Quero lembrar que o refluxo da veia safena é a principal causa de varizes e de sintomas, como peso, cansaço, edema, câimbras e queimação nas pernas, além de estar associada à flebite, erisipela e trombose venosa profunda.
Na técnica tradicional ou striping corta-se a pele para acessar a veia safena, passar um fleboextrator (cabo de aço) por dentro da veia seguido do arrancamento da mesma e dos pontos para fechamento.
Isso mudou nos últimos anos. E a mudança está na evolução das técnicas de tratamento com mais tecnologia e refinamento dos métodos. E a grande evolução foi a termoablação de veias com o laser ou endolaser.
Nessa técnica, a anestesia poderá ser até local, sendo que a veia safena será acessada por uma punção venosa (com agulha) guiada por um ultrassom, seguido da introdução de uma fibra óptica até a região que queremos tratar.
Em seguida, o laser é ativado gerando aumento da temperatura local (até 120 graus), queimando a parede da (todo o procedimento é acompanhado pelo ultrassom), destruindo veia, transformando em uma cicatriz. A ação do laser é limitada, ou seja com mínimos danos aos tecidos vizinhos à veia. Além disso, como vocês perceberam, não existem cortes e nem a necessidade de pontos. Realizado o curativo e vestido as meias de compressão, a paciente pode caminhar imediatamente se realizada anestesia local.
+ Veja também: Como funciona o tratamento da trombose?
Muitas pacientes ainda tem dúvidas sobre qual o melhor método para tratar a safena. Seguem as das principais vantagens do tratamento a Laser listadas pelos médicos Angiologistas e Cirurgiões Vasculares de Brasília:
Depende. Primeiro é necessário que você passe por uma avaliação de um cirurgião vascular e seja realizado um ecoDoppler de alta definição das pernas para mapeamento venoso e planejamento do tratamento. Vale lembrar que nem todas as alterações de veia safena são indicação de tratamento. Um planejamento minucioso é fundamental para o sucesso do tratamento.
O tempo de repouso é relativo, dependendo principalmente da quantidade de Varizes a serem tratadas e da atividade laboral da paciente. Na maioria dos casos, o tempo para retorno ao trabalho e as atividades físicas é significativamente menor, sendo liberado após 5 a 7 dias.
Sim, elas reduzem a dor e aumetam o conforto no pós-operatório. Outra mudança é a redução do tempo de uso das meias de compressão, sendo reduzido de 30 dias para 7 a 10 dias o que será decidido no retorno – 7 dias.AGENDE UMA CONSULTA E INICIE O SEU TRATAMENTO!
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h