17 de agosto de 2022
Autor: Dr. Geraldo Felipe Neto
Para o tratamento das varizes, uma das melhores opções disponíveis atualmente é o laser endovenoso, ou seja, um procedimento pelo qual é inserido uma fonte de laser dentro da veia comprometida, provocando seu fechamento.
Esse método traz inúmeras vantagens e benefícios aos pacientes, sendo a primeira escolha dos consensos americano e europeu para tratamento do refluxo da veia safena.
Neste artigo, falaremos sobre essas vantagens e como é feito o procedimento para que você possa tirar suas dúvidas e fazer seu procedimento com mais confiança.
Para os casos de refluxo da veia safena – o laser endovenoso é visto hoje como a melhor alternativa de tratamento, padrão ouro. E para tratamento de varizes de grosso calibre, a utilização do laser endovenoso vem ganhando espaço pela alta efetividade e por ter baixas taxas de complicações, além da rápida recuperação.
O procedimento é realizado por meio de uma fibra óptica, que é introduzida na origem da veia a ser tratada, através de uma punção venosa, ou seja, através de uma agulha. Não há incisões ou pontos. Para guiar o trabalho do cirurgião vascular é utilizado um aparelho de ultrassom durante todo o procedimento.
Após o laser endovenoso ser disparado, é gerado calor no interior do vaso que promove a destruição da parede da veia e consequentemente o seu fechamento, resolvendo as queixas de forma muito mais simples, menos agressiva, com uma recuperação bem mais rápida.
Em muitos casos a paciente, inclusive, pode ir para casa caminhando normalmente logo após o procedimento, devendo utilizar apenas as meias compressivas, o que seria virtualmente impossível com o método tradicional de retirada da veia safena.
Portanto, vá ao seu angiologista e cirurgião vascular e tire todas as suas dúvidas sobre varizes e possibilidades de tratamentos.
Veja também: Escleroterapia de Varizes
Tomada a decisão de realizar a cirurgia com o laser endovenoso, há uma série de recomendações a serem seguidas, tanto no pré quanto no pós-operatório. Veja quais são elas!
Tome esses cuidados antes de realizar a cirurgia de varizes:
Atente-se a essas recomendações após a cirurgia:
Seguindo essas recomendações, as chances de complicação são baixíssimas!
A chance é muito baixa, sendo menor que a cirurgia convencional, já que a incidência de hematoma é muito menor e o processo inflamatório ocasionado pela cirurgia é menor, pela menor agressão cirúrgica.
Veja também: Pé diabético: sintomas, tratamento e prevenção
Ambos os tipos de laser funcionam para o tratamento de varizes. Porém, cada tipo possui uma indicação específica muitas vezes sendo complementares.
O laser endovenoso, como já explicado, é utilizado em cirurgia e age dentro da veia safena e de varizes calibrosas. O laser faz a ablação – destruição térmica – da veia de maneira bem prática, não havendo a necessidade de retirá-la para realizar o tratamento.
Por sua vez, o laser transdérmico é utilizado sobre a pele e é recomendado no tratamento de varizes menores (as chamadas varicoses e microvarizes). Esse laser surge como uma alternativa à antiga microcirurgia, já que não invade a pele.
Veja também: Sintomas da flebite
Como exposto no artigo, o tratamento com o laser endovenoso é uma poderosa ferramenta de tratamento das varizes! Sua utilização é segura e amplamente recomendada por nossos profissionais.
Portanto, se você tem problemas de varizes e se encontra no Distrito Federal e Entorno, saiba que o IACV é referência no tratamento de distúrbios circulatórios, e podemos te ajudar!
Marque já uma consulta no IACV e venha cuidar da sua saúde vascular conosco!
Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente. Angiologista e Cirurgião Vascular na Asa Sul, Brasília-DF
SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, Via L2 Sul. Asa Sul, Brasília DF. CEP 70200-740
Segunda a sexta – 8h as 18h